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Startup baiana gera R$ 3,6 milhões em renda para catadores

 

Tayse Argolo

A mudança na mentalidade da população não só influencia as decisões individuais de compra, mas também molda as estratégias das empresas, que cada vez mais necessitam adotar práticas sustentáveis em suas operações, produtos e serviços.

De acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 23% dos consumidores brasileiros afirmam ter modificado o seu comportamento de consumo em virtude de preocupações com o meio ambiente, deles, 41% consideram essas mudanças como definitivas.  Segundo a pesquisa ‘Desenvolvimento Sustentável: marcas e publicidade no Brasil’, realizada em 2023 pela Teads, com apoio da Kantar, 8 a cada 10 brasileiros afirmam buscar o histórico  das empresas em relação às práticas sustentáveis, antes de adquirirem um produto ou serviço.

Fazendo parte da mudança, Saville Alves fundou em 2018 a SOLOS, com o propósito de incentivar soluções sustentáveis para auxiliar o meio ambiente e a redução de resíduos nas cidades, movimentando pessoas e empresas para o mesmo objetivo.

Com seis anos de atuação, a SOLOS está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, assinando iniciativas em parceria com grandes empresas, a exemplo da Ambev, Braskem, Basf, Coca-Cola, Heineken, SEBRAE, Nubank e Acelen, além do poder público, a exemplo da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e Limpurb, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Porto Seguro e Prefeitura de São Paulo.

Com projetos para práticas ligadas aos ESG, a startup, que já impactou mais de 2 milhões de pessoas, gera transformações por meio da economia circular, com a facilitação do descarte das embalagens pós-consumo e reciclagem em três frentes de atuação, sendo elas: engajamento de quem gera os resíduos (através de conteúdos e experiências, usando uma linguagem simples que alcance a todos); gestão de resíduos em grande eventos (com a implementação de infraestrutura e gestão de dados para gerar eficiência na coleta); e um sistema inteligente de coleta (com soluções definitivas para a gestão de resíduos nos espaços).

Dentre os projetos desenvolvidos pela SOLOS, o grande destaque tem sido a Central de Reciclagem no Carnaval, ação que reúne números significativos referentes à coleta seletiva, reciclagem e inclusão social e produtiva durante os festejos. Desde 2020, quando foi iniciada, já foram recolhidos 292 toneladas de resíduos, possibilitando uma geração de renda superior a 2 milhões de reais. Somente em 2024, durante o Carnaval de Salvador, com 6 dias de ação, foram coletadas 135 toneladas de resíduos, gerando R$ 880 mil em renda para os catadores autônomos cadastrados. Em São Paulo, onde a startup atua desde 2023, os números alcançam o montante de 32,2 toneladas recolhidas e R$ 253 mil em renda para a classe trabalhadora.

“O Carnaval é a maior manifestação da cultura e um importante momento de desenvolvimento econômico. Em Salvador, fazemos o maior carnaval do Brasil e também a maior operação de reciclagem em um evento. Muita gente nem sabe disso e não imagina que esses resultados são fruto de um trabalho intencional e colaborativo entre poder público, setor privado e cooperativas”conta a sócia-fundadora Saville Alves.

Saville explica que um dos intuitos principais da startup é reforçar a discussão sobre temáticas, como consumo consciente, descarte correto de resíduos, reciclagem com a população e as organizações parceiras, tendo como exemplo o projeto Braskem Recicla. A iniciativa, realizada juntamente com a Braskem, conta com atividades lúdicas, jogos, exposições e dinâmicas, em um espaço criativo montado numa área de grande circulação de pessoas,  para recolhimento de material reciclável e conscientização da população de forma interativa. 

O projeto, que já aconteceu em diversas cidades do país, como Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, reúne dados importantes referentes à economia circular. Em 11 edições foram mais de 17 mil visitas aos stands, 107 toneladas de resíduos arrecadados e uma geração de renda superior a R$ 215 mil.

Atentas às necessidades ESG nos mais diversos locais e a importância da economia circular, a startup também realiza anualmente o projeto Vidrado, na comunidade de Caraíva, em Porto Seguro, durante a alta temporada de verão. O consumo de bebidas em garrafas de vidro resultou em um dilema ambiental sobre como equilibrar o encanto de Caraíva, com a necessidade de gerenciar resíduos de maneira sustentável com a grande circulação de pessoas, gerando a parceria da startup com a organização da festa AWE Reveillon, Heineken e a comunidade local. 

Com grande impacto socioambiental e econômico, o Vidrado já permitiu que mais 371 mil garrafas fossem recicladas, possibilitando melhorias para a comunidade indígena local e promovendo a conscientização de  moradores e turistas em relação ao descarte correto e a economia circular. 

“Nosso grande sonho é fazer a reciclagem acontecer de forma justa e inclusiva. Para isso é importante a participação de todos e de cada um. As ações de mobilização que fazemos tem o objetivo de aproximar as pessoas do tema, de maneira simples, descontraída, desmistificar alguns tabus e preconceitos, em especial em relação aos catadores, e gerar engajamento e constância na mudança de atitude”, acrescenta a empresária.

A sócia-fundadora também destaca que o uso da tecnologia como aliada tem sido um objetivo chave para tornar acessível e democrático o descarte de resíduos recicláveis atrelado a inclusão social e produtiva. A startup desenvolveu um sistema inteligente de coleta através de triciclos elétricos, que realizam o ‘delivery de reciclagem’, operação de coleta seletiva porta a porta através de agendamento online

Nomeado como RODA, o projeto teve início em Salvador, nos bairros do Rio Vermelho e Periperi - Subúrbio da capital, nos anos de 2021 e 2022, e até 2023  em Fortaleza, nomeado como Re-ciclo. Como resultado na capital cearense, a iniciativa alcançou 438 toneladas de resíduos reciclados em um ano, 1.130 usuários participantes e foi validado como política pública na cidade de Fortaleza, tendo a sua operação incorporada pela prefeitura municipal.

Liderado por mulheres e com um grupo de colaboradores 80% feminino, a SOLOS sempre incentiva a participação feminina nos mais diversos cenários. O projeto Cidade Recicla inseriu mulheres como protagonistas da iniciativa, à frente do contato com o público e explicando os processos para o descarte correto no seu cotidiano, de forma lúdica e pedagógica. Com 12 edições realizadas, obteve-se 107 toneladas de materiais e renda para cooperativas de todo Brasil, além de mais de 17 mil participantes nas 7 cidades do Sul, Sudeste e Nordeste que receberam a atração. 

“Consciência de identidade é algo que é construído nas sutilezas e com constância. Tenho entendido o que é ser mulher: no mundo do negócios, no Brasil e em meio ao machismo; e como a minha personalidade, meus conhecimentos e minhas atitudes podem gerar conquistas coletivas, no mesmo passo que sei que outras mulheres fizeram um tanto para que eu pudesse liderar uma startup, mesmo os números apontando o contrário: apenas 4,7% das startups foram fundadas exclusivamente por mulheres, segundo Report Female Founders. Nosso time é formado amplamente por mulheres e cada uma têm uma série de atributos distintos, mostrando a complexidade e nossas capacidades que têm feito a SOLOS gerar resultados relevantes e construir relações verdadeiras”, enfatiza Saville.

Ao longo de cinco anos de trabalho, atuando em diversos estados, em parceria com 27 cooperativas, mais de 7 mil catadores, e grandes marcas, o trabalho realizado pela SOLOS já gerou mais de 1400 toneladas de materiais reciclados,  mais de 3,6 milhões de reais em renda para cooperativas e catadores autônomos, além de diversas premiações. 

A startup recebeu o Prêmio Nacional de Inovação no ano de 2023, foi um dos 25 negócios de impacto selecionadas para participar do programa de tração criado pelo BNDES, participou do programa de aceleração do Quintessa, maior aceleradora de impacto do Brasil, e a cofundadora Saville Alves, foi eleita em 2022, como uma das 20 mulheres mais inovadoras das AgTechs Brasil pela Forbes e atualmente integra a Rede de Líderes da Fundação Lemann, junto com personalidades como Eduardo Lyra, da Gerando Falcões, a Deputada Federal Tabata Amaral e a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

A SOLOS atua para que o cidadão descarte corretamente os resíduos recicláveis, os territórios tenham infraestruturas e logísticas de coleta mais eficientes, as cooperativas ganhem empoderamento financeiro, e a indústria garanta adicionalidade de massa reciclada, diminuindo o volume de matéria-prima virgem, proporcionando assim, uma vida melhor desde os catadores até as tartarugas marinhas.

O Brasil é o quarto maior gerador de lixo do mundo e perde 14 bilhões de reais por não reciclar. Temos apetite como negócio para crescer nossa relevância no mercado e colaborar para a construção de um novo modelo que consiga ampliar os índices de reciclagem ao mesmo tempo que torne o lixo uma ferramenta de mobilidade social para quem está na base. Para isso, vamos ampliar nossa atuação territorial para todo o país, consolidar nossa atuação junto às grandes corporações e intensificar nossas operações junto ao poder público, que tem a capacidade de dar escala aos impactos gerados”finaliza Saville Alves.

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