Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Renovando móveis antigos

Pexels

Com o passar do tempo, a nossa casa precisa de pequenos reparos e até reformas. É comum que móveis se desgastem, tais como cômodas, sofás, estantes, prateleiras, mesas, cadeiras, entre outros.

 

Os móveis são fundamentais para garantir o conforto físico e visual de uma casa. Quando eles se encontram comprometidos, é preciso comprar uma ótima tinta para madeira para renová-los. Confira a seguir algumas dicas para fazer isso de forma fácil!

 

Lista de materiais

 

Antes de começar a renovar os móveis antigos, é melhor fazer uma lista de todos os instrumentos que você vai precisar. Lixas (grossas e finas), luvas, tinta específica para madeira na cor desejada e pincéis.

 

Também é importante comprar bons rolos para garantir um bom acabamento, caso vá pintar a madeira com tinta esmalte não se esqueça de comprar o fundo nivelador branco, mas se for utilizar verniz não será necessário. A pistola para pintura é opcional, mas ela facilita muito o trabalho.

 

Pintura

 

Uma das formas mais simples de renovar móveis antigos é pintá-los, já que trazer cores vibrantes para a sua casa a deixa mais alegre e despojada. Para dar uma nova cor aos móveis antigos, é recomendado utilizar esmalte.

 

Antes de pintar, você precisa forrar o chão com jornal e remover todos os puxadores do móvel e guardá-los. Em seguida, é preciso lixar bem a madeira para remover irregularidades. Se o móvel tiver mais de uma camada de tinta, utilize um removedor.

 

Comece com lixas grossas e priorize utilizar lixas mais finas para dar um bom acabamento final. Tire a poeira com pano úmido e aplique o fundo nivelador branco quando estiver seco.

 

Depois passe a primeira camada de tinta pela superfície (prefira a tinta do tipo esmalte à base de água) e, após 24 horas, passe a segunda mão. É preciso que a primeira mão tenha secado completamente para que você aplique a segunda. Se perceber que falta tinta em algumas áreas ou que ela precisa ficar mais homogênea, aplique a terceira mão de tinta.

 

Outra opção ao reformar móveis é deixá-los com o aspecto natural da madeira (sendo preciso utilizar verniz nesse caso). O verniz é ótimo para proteger a madeira e pode ser aplicado com spray ou pincel. Não se esqueça de recolocar os puxadores ao terminar de pintar.

 

Estampa

 

Colocar estampa sobre o móvel é outra forma de renová-lo de maneira simples. Que tal apostar no estêncil? Você vai precisar apenas de tinta e de um molde para colocá-lo.

 

É possível fazer o seu molde de estêncil apenas usando adesivo ou papel e um estilete ou tesoura. Escolha o desenho que mais combina com a sua casa. Flores e outras imagens delicadas são boas para quem curte uma decoração no estilo romântico. Você também pode apostar em formas geométricas e assimétricas se a decoração da sua casa é mais no estilo despojado.

 

Decoupage

 

Essa é outra técnica conhecida para renovar móveis antigos e consiste em recortar tecidos adesivos ou papéis e colá-los nos móveis. É possível cobrir todo o móvel ou apenas alguma parte (como a gaveta, no caso de cômodas, e a porta, nos armários).

 

Essa técnica ajuda a renovar o visual e destaca o móvel, deixando o cômodo onde ele é colocado ainda mais estiloso. Na hora de escolher a estampa do seu móvel, pense em como combiná-lo com itens decorativos, tapetes, outros móveis, almofadas etc.

 

Renovar móveis pode parecer difícil, mas tendo bons instrumentos e tintas e sabendo qual é a melhor técnica para o seu móvel, você vai conseguir renovar a decoração da sua casa e deixá-la ainda mais confortável!

 

 

Postar um comentário

0 Comentários