A educação infantil é um dos pilares fundamentais da formação de crianças e jovens no Brasil. É a primeira etapa do ensino fundamental, se...
A educação infantil é um dos pilares fundamentais da formação de crianças e jovens no Brasil.
É a primeira etapa do ensino fundamental, sendo realizada por meio de diversas atividades lúdicas.
E elas auxiliam na aquisição de conhecimentos básicos para o desenvolvimento desses indivíduos.
Neste artigo, abordaremos as etapas da educação infantil no Brasil, as diretrizes estabelecidas na BNCC e seus principais objetivos.
Confira!
Quais são as etapas da educação infantil no Brasil?
A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes:
#Berçário
Essa é a primeira etapa da educação infantil, destinada a crianças com até um ano e meio de idade.
Nessa fase, a prioridade é o cuidado com a criança, oferecendo-lhe um ambiente seguro e afetivo.
Os bebês recebem atenção especial para suas necessidades básicas, como alimentação, higiene e repouso.
#Maternal I
Essa etapa é destinada a crianças com idade entre um e dois anos.
Nessa fase, as atividades são voltadas para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças.
As atividades são lúdicas, e os bebês são estimulados a explorar o ambiente, a desenvolver a coordenação motora e a interagir com outras crianças.
As atividades desenvolvidas incluem:
Higiene;
Alimentação sem ajuda;
Desenvolvimento de habilidades motoras;
Pinturas e desenhos;
Atividades sensoriais.
#Maternal II
Essa etapa é destinada a crianças com idade entre dois e três anos.
Nessa fase, as atividades são mais estruturadas e voltadas para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
As atividades são mais complexas.
E as crianças são estimuladas a desenvolver a linguagem, a percepção visual e espacial, e a interagir com outras crianças de forma cooperativa.
As atividades desenvolvidas incluem:
Estímulo da fala e comunicação em geral;
Contação de histórias;
Foco nas habilidades motoras;
Atividades lúdicas.
#Jardim I
Essa etapa é destinada a crianças com idade entre três e quatro anos.
Nessa fase, as atividades são mais desafiadoras e voltadas para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e da socialização.
As crianças são estimuladas a desenvolver a imaginação, a trabalhar em grupo e a resolver problemas.
Algumas atividades desenvolvidas aqui são:
Atividades que estimulam a criatividade;
Artes e ofícios;
Jogos de lógica;
Leitura.
#Jardim II
Essa é a última etapa da educação infantil, destinada a crianças com idade entre quatro e cinco anos.
Nessa fase, as atividades são mais complexas e voltadas para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
As crianças são estimuladas a desenvolver a linguagem, a leitura e a escrita, e a interagir com outras crianças de forma cooperativa.
Nessa etapa a criança pode ser introduzida a uma nova forma de ensino.
Visando ensinar-lhe as noções básicas de português e matemática, desenvolvimento social, ciências, biologia e artes.
Também nessa fase pode-se considerar a introdução a um curso de inglês.
Isso vai permitir que a criança esteja preparada para as próximas etapas de ensino.
Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a educação básica no Brasil, incluindo a educação infantil.
A BNCC estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada etapa da educação infantil, definindo o que as crianças devem aprender em cada fase.
O adiantamento da alfabetização foi uma das grandes mudanças que a BNCC trouxe para a educação infantil.
Antes, esse processo deveria acontecer até o 3º ano do ensino fundamental, conforme o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Já em 2019 o BNCC estabeleceu que a alfabetização deve ocorrer até o 2º ano.
Com isso, a BNCC estabelece 4 campos de atuação no que diz respeito à alfabetização, sendo eles:
Vida cotidiana
Artístico-literário
Estudo e pesquisa
Vida pública
Cada item desse campo de atuação possui objetivos específicos que as crianças devem alcançar em cada fase da educação infantil.
O que auxilia o professor na preparação das aulas e no desenvolvimento dos conteúdos conforme as necessidades de cada criança.
Além disso, a BNCC estabelece que os professores precisam proporcionar experiências significativas.
Isso para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a alfabetização.
Principais objetivos da educação infantil
A educação infantil visa o desenvolvimento integral da criança, além de prepará-la para a sua vida escolar e social.
Para que isso seja possível, a educação infantil tem como principais objetivos:
1. O desenvolvimento cognitivo, social e motor da criança;
2. Promover o bem-estar psicológico da criança, ajudando-a a construir suas identidades individuais;
3. Estimular o desejo de aprender por meio de experiências divertidas;
4. Desenvolver a curiosidade e o interesse das crianças sobre diferentes temas;
5. Preparar as crianças para a educação formal;
6. Desenvolver a sensibilidade artística e musical das crianças;
7. Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, tais como andar, correr, saltar e outras aptidões;
8. Estimular a socialização da criança com outras pessoas;
9. Desenvolver o conhecimento e o respeito pelas diferentes culturas;
10. Estimular o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade das crianças.
A educação infantil pode ser realizada por meio de atividades lúdicas, jogos, contação de histórias, trabalhos manuais e outras formas divertidas.
É importante que ela seja realizada com respeito pelas características e necessidades individuais de cada criança.
Com isso, é possível desenvolver o senso crítico das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e social.
Além disso, é fundamental que os profissionais envolvidos na educação infantil tenham conhecimento sobre as diferentes etapas de desenvolvimento da criança.
E também sobre as melhores práticas de educação.
Dessa forma, é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante para a criança, proporcionando-lhe uma experiência positiva e enriquecedora.
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