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Como funciona a educação infantil no Brasil?


A educação infantil é um dos pilares fundamentais da formação de crianças e jovens no Brasil. 


É a primeira etapa do ensino fundamental, sendo realizada por meio de diversas atividades lúdicas. 


E elas auxiliam na aquisição de conhecimentos básicos para o desenvolvimento desses indivíduos.


Neste artigo, abordaremos as etapas da educação infantil no Brasil, as diretrizes estabelecidas na BNCC e seus principais objetivos. 


Confira!

Quais são as etapas da educação infantil no Brasil?

A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes:

#Berçário

Essa é a primeira etapa da educação infantil, destinada a crianças com até um ano e meio de idade. 


Nessa fase, a prioridade é o cuidado com a criança, oferecendo-lhe um ambiente seguro e afetivo. 


Os bebês recebem atenção especial para suas necessidades básicas, como alimentação, higiene e repouso.

#Maternal I

Essa etapa é destinada a crianças com idade entre um e dois anos. 


Nessa fase, as atividades são voltadas para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. 


As atividades são lúdicas, e os bebês são estimulados a explorar o ambiente, a desenvolver a coordenação motora e a interagir com outras crianças.


As atividades desenvolvidas incluem:

  • Higiene;

  • Alimentação sem ajuda;

  • Desenvolvimento de habilidades motoras;

  • Pinturas e desenhos;

  • Atividades sensoriais.

#Maternal II

Essa etapa é destinada a crianças com idade entre dois e três anos. 


Nessa fase, as atividades são mais estruturadas e voltadas para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. 


As atividades são mais complexas.


E as crianças são estimuladas a desenvolver a linguagem, a percepção visual e espacial, e a interagir com outras crianças de forma cooperativa.


As atividades desenvolvidas incluem:


  • Estímulo da fala e comunicação em geral;

  • Contação de histórias;

  • Foco nas habilidades motoras;

  • Atividades lúdicas.

#Jardim I

Essa etapa é destinada a crianças com idade entre três e quatro anos. 


Nessa fase, as atividades são mais desafiadoras e voltadas para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e da socialização. 


As crianças são estimuladas a desenvolver a imaginação, a trabalhar em grupo e a resolver problemas.


Algumas atividades desenvolvidas aqui são:

  • Atividades que estimulam a criatividade;

  • Artes e ofícios;

  • Jogos de lógica;

  • Leitura.

#Jardim II

Essa é a última etapa da educação infantil, destinada a crianças com idade entre quatro e cinco anos. 


Nessa fase, as atividades são mais complexas e voltadas para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. 


As crianças são estimuladas a desenvolver a linguagem, a leitura e a escrita, e a interagir com outras crianças de forma cooperativa.


Nessa etapa a criança pode ser introduzida a uma nova forma de ensino.


Visando ensinar-lhe as noções básicas de português e matemática, desenvolvimento social, ciências, biologia e artes. 


Também nessa fase pode-se considerar a introdução a um curso de inglês. 


Isso vai permitir que a criança esteja preparada para as próximas etapas de ensino.

Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a educação básica no Brasil, incluindo a educação infantil. 


A BNCC estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada etapa da educação infantil, definindo o que as crianças devem aprender em cada fase.


O adiantamento da alfabetização foi uma das grandes mudanças que a BNCC trouxe para a educação infantil. 


Antes, esse processo deveria acontecer até o 3º ano do ensino fundamental, conforme o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). 


Já em 2019 o BNCC estabeleceu que a alfabetização deve ocorrer até o 2º ano.


Com isso, a BNCC estabelece 4 campos de atuação no que diz respeito à alfabetização, sendo eles:


  1. Vida cotidiana

  2. Artístico-literário

  3. Estudo e pesquisa

  4. Vida pública


Cada item desse campo de atuação possui objetivos específicos que as crianças devem alcançar em cada fase da educação infantil.


O que auxilia o professor na preparação das aulas e no desenvolvimento dos conteúdos conforme as necessidades de cada criança. 


Além disso, a BNCC estabelece que os professores precisam proporcionar experiências significativas.


Isso para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a alfabetização.

Principais objetivos da educação infantil

A educação infantil visa o desenvolvimento integral da criança, além de prepará-la para a sua vida escolar e social. 


Para que isso seja possível, a educação infantil tem como principais objetivos:


1. O desenvolvimento cognitivo, social e motor da criança;

2. Promover o bem-estar psicológico da criança, ajudando-a a construir suas identidades individuais;

3. Estimular o desejo de aprender por meio de experiências divertidas;

4. Desenvolver a curiosidade e o interesse das crianças sobre diferentes temas;

5. Preparar as crianças para a educação formal;

6. Desenvolver a sensibilidade artística e musical das crianças;

7. Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, tais como andar, correr, saltar e outras aptidões;

8. Estimular a socialização da criança com outras pessoas;

9. Desenvolver o conhecimento e o respeito pelas diferentes culturas;

10. Estimular o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade das crianças.


A educação infantil pode ser realizada por meio de atividades lúdicas, jogos, contação de histórias, trabalhos manuais e outras formas divertidas. 


É importante que ela seja realizada com respeito pelas características e necessidades individuais de cada criança. 


Com isso, é possível desenvolver o senso crítico das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e social.


Além disso, é fundamental que os profissionais envolvidos na educação infantil tenham conhecimento sobre as diferentes etapas de desenvolvimento da criança.


E também sobre as melhores práticas de educação. 


Dessa forma, é possível criar um ambiente acolhedor e estimulante para a criança, proporcionando-lhe uma experiência positiva e enriquecedora.


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