Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Entenda as diferenças entre 6 tipos de iogurte e seus benefícios



Os iogurtes fazem parte do cotidiano de muita gente, seja no café da manhã ou entre refeições. Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios - Viva Lácteos - explica a diferença entre os tipos de iogurte e os seus benefícios para a saúde.
Iogurte natural: obtido a partir da fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, sem adição de outros ingredientes. Pode ser integral (quando feito a partir do leite integral) ou desnatado (oriundo da fermentação do leite desnatado).
Iogurte líquido: iogurte natural batido, sem textura cremosa, com quebra mecânica das proteínas coaguladas. Também se caracteriza pela adição de soro ao iogurte.


Iogurte grego: o processo de manufatura é bastante semelhante ao iogurte natural, com maior concentração da massa coagulada do iogurte, drenando o soro formado. Um copo de iogurte grego é feito a partir de 3 copos de leite, em média.
Skyr: este iogurte tem origem na Islândia e se caracteriza por sua consistência cremosa. Para produzir o skyr é utilizado o dobro do leite em relação ao iogurte grego e até quatro vezes mais leite quando comparado ao iogurte natural.
Kefir: é o resultado da fermentação do leite com grãos de kefir, que são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose.
Iogurte com probióticos: são iogurtes fermentados necessariamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, acrescidos de outros microrganismos probióticos (conhecidos como as bactérias do bem).
Benefícios dos iogurtes
Fontes de proteínas de alto valor biológico: possui todos os aminoácidos que o organismo não consegue sintetizar por conta própria.
Cálcio: principal nutriente da saúde óssea.


Fósforo: ajuda na formação e fortalecimento de ossos e dentes, e protege a membrana das células.
Magnésio: participa no metabolismo de energia.
Vitamina A: atua na visão e no crescimento das células.
Vitaminas do complexo B: atuam no metabolismo energético e neuromuscular. A vitamina B12, em especial, contribui para o aumento de glóbulos vermelhos.
Contribuem para o bom funcionamento dos intestinos: atualmente o intestino é considerado o segundo cérebro. Cerca de 90% da serotonina (substância responsável pelo bom humor) é produzida e armazenada no intestino. Portanto, grande parte do nosso bem-estar depende do bom funcionamento intestinal e os iogurtes contribuem para isso.
Aumenta a imunidade: aproximadamente 70% das células de defesa do nosso organismo estão no intestino. Por isso, o consumo de iogurte, água e fibras é essencial para o bom funcionamento dos intestinos e do sistema imunológico.
Podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose: devido ao processo de fermentação, o iogurte possui sua carga de lactose reduzida em torno de 25% a 50% (varia de acordo com o iogurte). Por isso, o iogurte se torna uma boa opção para quem tem menor intensidade de intolerância à lactose.
"É importante destacar que o processo de fermentação não altera as propriedades do leite, ao contrário, acumula benefícios para o organismo. Por todas as suas características benéficas, os iogurtes são considerados indispensáveis em uma dieta equilibrada, quando o assunto é a busca pela saúde", explica Ana Paula.

Fonte: Notícias ao Minuto

Postar um comentário

0 Comentários