O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, com uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos para cad...
O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, com uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos para cada 100 mil mulheres no país. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Para apoiar essa identificação, a ImpulsoGov, em um projeto que faz parte do Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES com gestão do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS, desenvolveu uma solução tecnológica focada na melhoria da atenção primária e na prevenção deste câncer. A plataforma Impulso Previne, integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferece listas nominais com o status das mulheres em relação à coleta do exame citopatológico, também conhecido como Papanicolau, em municípios das regiões Norte e Nordeste do país.
Entre os resultados da avaliação de impacto realizada pelo IDIS, destaca-se o expressivo aumento de 127,78% na coleta de exames citopatológicos na cidade de Jandaíra, na Bahia. Os estabelecimentos de saúde atendidos pela solução, com apoio do programa, contribuíram significativamente para esse avanço. Em 2023, apenas 18% das mulheres realizaram o exame na cidade, mas em 2024, esse número saltou para 41%, evidenciando o impacto positivo da iniciativa na prevenção do câncer de colo de útero. Além de Jandaíra, os municípios de Inhambupe e Jacobina também foram beneficiados com a tecnologia. No total, 52 unidades básicas de saúde receberam o programa no estado da Bahia.
A partir da plataforma Impulso Previne integrada ao SUS, gestores de saúde pública podem monitorar as trajetórias de prevenção das pacientes e visualizar o desempenho dos municípios em indicadores estratégicos de atenção primária. "Com o Impulso Previne, profissionais do SUS podem identificar de forma descomplicada quem são as mulheres que não realizaram o exame preventivo de câncer do colo do útero – doença que mata uma mulher a cada 2 horas no Brasil – em determinado bairro e buscá-las para oferecer o exame. Essas informações são fundamentais para melhorar o cuidado oferecido à população, especialmente quando se trata de uma doença altamente evitável e curável se descoberta em fase inicial", afirma João Abreu, cofundador e diretor executivo da ImpulsoGov.
Os esforços visam otimizar o serviço público nas etapas de busca ativa de mulheres, coleta, citopatologia, controle de qualidade e tratamento de casos positivos, implementando um acompanhamento personalizado de pacientes no SUS, semelhante ao que já ocorre em clínicas particulares. Essa iniciativa oferece uma solução de médio e longo prazo para reduzir a incidência e a mortalidade da doença no Brasil, com resultados já visíveis nos municípios participantes.
“Em países desenvolvidos, o rastreamento citopatológico é uma estratégia consolidada no controle da doença. De acordo com o INCA, quando detectado no estágio inicial, as chances de cura do câncer de colo do útero podem chegar a 100%. No Brasil, o sucesso de uma iniciativa como a plataforma Impulso Previne está relacionado à melhoria no uso dos recursos de exames entre a população de risco e na padronização de procedimentos e condutas para garantir a qualidade no controle do câncer”, destaca Paula Fabiani, CEO do IDIS.
O programa Juntos pela Saúde tem promovido melhorias nos serviços de saúde pública, como demonstrado pelos resultados da plataforma Impulso Previne. Até o momento, por meio do apoio do programa, a ferramenta foi implementada em 19 municípios e 243 Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando 200 equipes de saúde. Mais de 6.800 profissionais foram capacitados em gestão de saúde e uso da plataforma, o que resultou em uma maior eficácia nas ações preventivas relacionadas à coleta de exames citopatológicos.
Sobre o IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
Fundado em 1999, o IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização social independente e pioneira no apoio estratégico ao investidor social no Brasil. Tem como missão inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.
Nenhum comentário