Longboard
O Brasil é um país de dimensões continentais, possuindo uma extensão de mais de 7 mil quilômetros de zona costeira, com uma imensa variedade de praias. Para os surfistas, as praias com mares mais agitados e ondas altas são as ideais para a prática do esporte. Espalhadas em vários estados, confira os melhores locais para surfar que atraem atletas não somente brasileiros, mas de todo o mundo.
Praia de Maresias, São Sebastião, São Paulo
O litoral norte de São Paulo é muito conhecido por suas belas praias. Algumas delas, além da sua beleza natural, possuem condições perfeitas para a prática de surfe. Maresias, em São Sebastião, possui aproximadamente 5 quilômetros de extensão de praia, com ondas que podem chegar a 3 metros.
Maresias se tornou mundialmente famosa após o atleta profissional Gabriel Medina, que cresceu e treinou na região, ter se tornado o primeiro brasileiro a vencer um campeonato mundial de surfe.
A cidade é muito bem preparada para o turismo, tendo uma boa estrutura de hospedagens, restaurantes e bares. A praia, entretanto, é bem famosa, recebendo também muitos banhistas na alta temporada, o que pode dificultar a prática do esporte no verão e feriados.
Praia de Itacoatiara, Niterói, Rio de Janeiro
Localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, em Niterói, Itacoatiara é uma das principais praias para o surfe. Ela possui trilhas e ainda abriga a Pedra do Elefante, um dos cartões-postais da cidade.
É nas estações primavera e outono em que as ondas se tornam ainda mais fortes e altas, sendo procuradas por atletas de nível intermediário a avançado. As ondas da praia são conhecidas por formarem tubos, e podem chegar a alturas de até 10 metros, caso as condições estejam favoráveis. Por isso, não é recomendada para iniciantes na prática do surfe.
As águas azuis cristalinas permitem ver o fundo arenoso do mar. Já a praia é cercada de vegetação nativa de mata atlântica e grandes rochas, formando uma paisagem exuberante.
Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, Pernambuco
Fernando de Noronha é um dos locais mais bonitos do mundo e popular por sua extensa biodiversidade. Uma de suas principais praias, a Cacimba do Padre, é frequentemente referenciada como “Havaí brasileira”.
A praia possui uma larga faixa de areia fofa, águas azuis transparentes e ondas que podem chegar a até 5 metros, com a formação de tubos. Parte do circuito mundial de surfe, a Cacimba do Padre recebe competidores todo início de ano, quando as ondas são mais fortes.
Por conta da sua posição geográfica, o mar é sempre agitado, com a formação de grandes ondas. Por isso, é recomendada somente para praticantes experientes. O Morro Dois Irmãos, um dos pontos turísticos mais famosos da ilha, também localiza-se na praia.
Praia da Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina
A capital catarinense é um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo visitantes que desejam conhecer as atrações da ilha. A Praia da Joaquina, uma das mais famosas da região, é historicamente conhecida por atrair surfistas.
Ideal para o surfe em todas as épocas, os interessados podem pesquisar onde comprar passagens de ônibus ou aguardar a baixa temporada para economizar. Ela foi descoberta e popularizou-se entre os surfistas na década de 1970. Além disso, possui uma extensão de aproximadamente 3 quilômetros, águas verdes e ondas constantes o ano inteiro.
A Joaca, como é muitas vezes chamada por quem a frequenta, já foi palco de campeonatos internacionais de surfe. A praia também atrai pessoas interessadas pelo sandboard, conhecido como “surfe na areia”, sendo praticado nas dunas que cercam a região.
0 Comentários