Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Cuidados importantes para manter o corpo saudável no calor


 Dias mais quentes, de sol forte, são ótimos para sair e aproveitar uma praia, piscina ou tomar um banho de rio. É um período de alto astral e muita energia, esperado por muitas pessoas, mas que pode causar consequências desagradáveis, como insolação.

Esses períodos pedem uma hidratação intensa e cuidados redobrados com a saúde, já que é mais fácil ficar desidratado, o que pode até mesmo alterar o metabolismo.

Ingerir bastante líquido durante esse período é a dica essencial para manter o corpo hidratado. Por isso, abuse da ingestão de líquidos, como água, suco natural de uva, laranja e outras frutas, chá gelado e água saborizada.

Mantenha a proteção solar em dia

Nos períodos mais quentes, os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Evite se expor em períodos de intensa radiação solar — entre 10h e 16h —, pois pode fazer mal para a saúde do corpo e até do coração.

Lembre-se de manter sua temperatura corporal em torno de 37ºC, que é o ideal para manter a saúde em dia. Para o corpo manter essa temperatura e evitar a perda de líquidos, é bom evitar a exposição ao sol nos períodos mais quentes.

Faça do protetor solar o seu aliado

Se expor ao sol pela manhã antes das 10h ajuda o metabolismo e a produção de vitamina D. Entretanto, não se esqueça do protetor solar sempre que precisar se expor em períodos de maior incidência solar.

O protetor deve ser usado durante todas as estações do ano e não só no verão. Nesse período, no entanto, é importante intensificar o uso, principalmente ao sair de casa, ir à praia, clubes, entre outras atividades ao ar livre. Usar protetor solar é, inclusive, uma forma de prevenção ao câncer de pele.

Invista em um guarda-roupa leve

Tecidos mais leves, com fibras naturais como algodão, são perfeitos para os dias mais quentes. Essas peças ajudam no controle da transpiração e facilitam a respiração do corpo. Por isso, opte por tecidos em:

  • algodão;

  • linho;

  • seda;

  • crepe.

Prefira tonalidades mais claras, que refletem a luz do sol, e evite as mais escuras, que absorvem ainda mais o calor. Se possível, substitua as calças jeans por modelagens mais leves.

Use acessórios inteligentes

Use e abuse dos acessórios para se proteger do sol, como óculos, chapéus e bonés. Eles são aliados contra os raios ultravioletas, protegendo os olhos, o rosto e os cabelos — e ainda ajudam a manter o estilo.

Cuide da alimentação

Em dias mais quentes, é comum sentirmos menos fome porque o organismo não precisa de tanta energia para regular a temperatura corporal. Na hora de comer, prefira alimentos mais leves e de fácil digestão. Algumas opções são:

  • saladas;

  • vegetais cozidos;

  • frutas com bastante água, como melancia;

  • peixes grelhados, frangos e carnes magras.

Hidratação é tudo

A hidratação é essencial para os períodos mais quentes e ajuda a repor a água perdida por meio da transpiração. Além de eliminar toxinas por meio do suor e da urina, deixa o organismo em ordem. Por isso, insira na sua rotina sem moderação líquidos como:

  • água mineral;

  • água de coco;

  • bebidas isotônicas;

  • chás gelados.

Lembre-se de consumir pelo menos 2 litros de água por dia se você for adulto. Para crianças menores, o consumo deve ficar entre 4 a 6 copos de água. Isso também vai ajudar a evitar problemas renais e intestinais.

Fique atento à circulação de ar no ambiente

Deixar o ar circular no ambiente é muito importante para evitar que o local fique abafado e traga problemas para a saúde (os mais comuns são os respiratórios). Por isso, mantenha portas e janelas abertas e deixe o ar circular todos os dias para arejar o ambiente.


Postar um comentário

0 Comentários