Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Temperaturas amenas e baixa temporada fazem do outono estação ideal para viagens

 


O outono começou no último dia 20 e vai até 21 de junho. No Brasil e na América do Sul, a estação é marcada por temperaturas amenas e tempo mais seco. As folhas das árvores começam a mudar de cor, criando um espetáculo único. As temperaturas médias variam entre 18°C e 25°C, com chuvas ocasionais. Em 2023, 30% das viagens foram realizadas no outono, enquanto a primavera, outro período de baixa temporada, representou 18%, mostram dados da Maxmilhas – travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais e hotéis.

“A estação é uma ótima época para explorar atrações turísticas. As cidades históricas, os parques nacionais e as praias ficam menos movimentados, o que torna a viagem mais tranquila. Como na maioria dos destinos nacionais o outono é baixa temporada, é possível garantir também preços mais acessíveis nas passagens, hospedagens e outros gastos no destino”, é o que destaca a especialista em viagens e Diretora de Marketing da Maxmilhas, Tahiana D’Egmont.

O outono também é palco de diversos eventos culturais e gastronômicos. É possível encontrar festivais de música, cinema, teatro e culinária em diversas cidades.

Como fica o clima em cada região do país?  

Antes de falar sobre os destinos, é importante destacar como fica o clima em cada região do Brasil neste outono. De maneira geral, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima que o outono de 2024 no Brasil deve ter temperaturas acima da média em algumas regiões, o que favorece viagens à praia e destinos mais tropicais, por exemplo.

Confira o prognóstico do Inmet para a estação em cada região do Brasil:

  • Sul: a previsão indica probabilidade de chuva acima da média, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As temperaturas também devem ficar acima da média em grande parte da região. No entanto, não se descarta a chegada das primeiras massas de ar frio nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude – como a Serra Gaúcha;
  • Sudeste: também são previstas chuvas ligeiramente acima do normal, especialmente em áreas de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Nas demais áreas, a tendência é de chuva ligeiramente abaixo da média. Para a temperatura, as previsões indicam valores acima do normal nos próximos meses;
  • Centro-Oeste: a tendência é de volume de chuva próximo ou abaixo da média histórica em grande parte da Região Centro-Oeste. Mas, em áreas de Mato Grosso do Sul, são previstos totais de chuva ligeiramente acima da climatologia do período. Quanto às temperaturas, a previsão também indica predomínio de valores acima da média;
  • Norte: previsão de chuva abaixo da média histórica em grande parte da região devido aos impactos que o fenômeno El Niño ainda pode causar. Já em áreas do norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre, a previsão é de condições favoráveis para chuva próxima ou acima da média durante o trimestre. A temperatura média deve ficar acima da climatologia em praticamente toda a região, com valores podendo atingir 1°C a 2ºC acima da média histórica;
  • Nordeste: previsão de chuva abaixo da média em toda a região, principalmente no centro-norte. Assim como na Região Norte, as chuvas mais irregulares nestas áreas estão associadas aos impactos do El Niño e aquecimento anômalo das águas do oceano Atlântico Tropical Norte. Porém, não são descartados eventos pontuais de chuva intensa. Está prevista temperatura acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses. Entretanto, as temperaturas poderão ficar mais amenas na costa em relação ao interior, devido a alguns dias consecutivos com chuva.

Destinos para explorar no outono 

 

Antes de escolher o destino de outono, os viajantes devem pensar em qual tipo de atividade gostam de fazer e que tipo de clima preferem. “Ao selecionar a viagem, é preciso checar as condições climáticas e quais são as atividades disponíveis para cada local na época. Depois, é hora de montar o roteiro, entender, por exemplo, que tipo de roupa e itens precisará levar, onde se hospedar e comprar as passagens”, afirma Tahiana D’Egmont.

 

Agora que você já sabe a previsão para o outono, confira o levantamento da Maxmilhas de destinos nacionais e internacionais para viajar na estação!

Serra Gaúcha (RS) 

Aproveite as temperaturas mais amenas para explorar as paisagens montanhosas da Serra Gaúcha, visite vinícolas e experimente a culinária local. Algumas atividades populares incluem:

  • Passeio de trem pela Serra Gaúcha
  • Visita ao Parque Nacional Aparados da Serra
  • Degustação de vinhos em Gramado e Canela
  • Comer fondue em restaurantes locais
  • Ir ao Festival Nacional do Vinho de Bento Gonçalves (30 de maio a 9 de junho de 2024)

Há uma variedade de hotéis, pousadas e cabanas para escolher na Serra Gaúcha. Para uma experiência única, considere ficar em um hotel fazenda.

 

Campos do Jordão (SP) 

O outono em Campos do Jordão costuma ser frio e úmido, com temperaturas médias variando entre 10°C e 20°C. Por isso, é importante levar roupas agasalhadas. São inúmeras atividades para fazer na cidade, como passeio de teleférico, visita ao Morro do Elefante e tomar um chocolate quente em um dos cafés da cidade.

 

Paraty (RJ) 

Para quem deseja curtir uma praia, mas não abre mão de ter atrações históricas e turísticas, Paraty é uma boa pedida. Aproveite o destino para fazer passeios de barco pelas ilhas da baía e visitas ao centro histórico. Além disso, entre 12 e 20 de abril, acontece o 1º Festival Internacional de Cinema de Paraty, uma oportunidade única para os cinéfilos de plantão.

 

Ouro Preto (MG) 

A cidade mineira é tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco e faz jus ao reconhecimento. Por lá, os turistas podem se encantar com as belezas das montanhas das Minas Gerais, bem como conhecer um pouco mais da história do nosso país e aproveitar a famosa culinária do estado. A Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu da Inconfidência e o Museu do Oratório são algumas opções de passeio no centro histórico.

 

Bonito (MS) 

A partir de maio, começa a seca na região e, consequentemente, a época ideal para viagens a Bonito. As águas ficam ainda mais cristalinas e é possível aproveitar melhor os passeios. Entre as sugestões estão fazer flutuação no Rio da Prata, visitar a Gruta do Lago Azul e passear de barco pela Lagoa Misteriosa.

 

Chapada Diamantina (BA) 

No outono, as chuvas diminuem na Chapada Diamantina, o que favorece as trilhas e caminhadas para conhecer as cachoeiras da região. Lembre-se de levar agasalhos e roupas que ajudam na proteção contra os insetos para aproveitar melhor esses passeios. A trilha para o Cachoeirão do Buracão, Cachoeira do Mosquito e a gruta do Poço Encantado valem muito a pena.

 

Jalapão (TO) 

O outono no Jalapão é seco e ensolarado, com temperaturas médias variando entre 20°C e 30°C. A vegetação ganha uma tonalidade mais esverdeada e as águas ficam ainda mais cristalinas pela falta das chuvas. Não deixe de conhecer as dunas do Jalapão e o Fervedouro do Cei.

 

América do Sul 

 

Bariloche (Argentina): O outono em Bariloche é ameno, com temperaturas médias entre 10°C e 20°C. As noites podem ser frescas, então, é recomendável levar agasalhos. As paisagens são lindas na estação, com as folhas das árvores começando a mudar de cor. É uma ótima época para fazer caminhadas e passeios ao ar livre. A temporada de esqui começa mais para o final do outono.

 

Pucón (Chile): Assim como Bariloche, o outono de Pucón conta com temperaturas médias entre 10°C e 20°C e noites frescas. As paisagens são exuberantes, com os lagos e vulcões da região proporcionando cenários incríveis. As principais atividades em Pucón no outono são os passeios de barco pelos lagos, caminhadas e trekking, rafting, mountain bike e cavalgadas.

 

Cusco (Peru): Com noites frias, as paisagens de Cusco no outono são lindas, as montanhas andinas cobertas de neve e as ruínas incas espalhadas pela região ajudam a compor o visual. As principais atividades no outono são visitar Machu Picchu, fazer o Caminho Inca, visitar o Vale Sagrado e explorar as ruínas incas de Cusco.

 

Cartagena (Colômbia): É uma opção para quem busca clima quente e úmido no outono. Nessa época, a cidade fica com temperaturas médias entre 25°C e 30°C. As chuvas são frequentes, mas geralmente curtas e passageiras. É um destino de praias paradisíacas e mar azul-turquesa. Aproveite o outono para relaxar nas praias, visitar a Cidade Velha, fazer passeios de barco pelas ilhas do Rosário e praticar esportes náuticos.

 

O outono é uma ótima época para viajar pelo Brasil ou América Latina. Temperaturas mais equilibradas, paisagens coloridas e eventos culturais ajudam a criar um roteiro inesquecível.

 

MAXMILHAS: MAIS DE 12 MILHÕES DE VIAGENS REALIZADAS

Em 11 anos de atuação, a Maxmilhas já realizou mais de 12 milhões de viagens. Vale destacar alguns pontos desse sucesso: garante a confirmação da viagem em até 24h, além da praticidade que permite os viajantes fazerem buscas na plataforma e compararem passagens aéreas em diferentes companhias, escolhendo a que lhe for mais conveniente. Outro fator é a economia, já que com tecnologia e expertise no mercado, os clientes da Maxmilhas encontram passagens até 60% mais baratas. Por fim, a plataforma investe constantemente em inteligência, trazendo redução de custos com escolha de ida e volta em companhias aéreas distintas, por exemplo.

 

SOBRE A MAXMILHAS - A MaxMilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de pessoas cadastradas no site. Em 2021, ainda na superação da pandemia da Covid-19, lançou novos produtos: pacotes exclusivos de viagens e reserva de hotéis no mundo todo com descontos. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e já realizou quase 10 milhões de viagens. Ao longo de sua trajetória, a travel tech integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das "100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida, em 2021, pela 4ª vez consecutiva, uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, seguindo no top 10 do ranking regional do GPTW. A empresa também integra o ranking nacional do GPTW de melhores empresas de Tecnologia para se trabalhar, além do ranking de Hotelaria e Turismo.   

Postar um comentário

0 Comentários