Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Temperatura: como vai ficar o clima no Brasil e no mundo em 2024


As projeções climáticas para 2024 sugerem um panorama variado em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Mudanças nos padrões do clima, eventos extremos e elevação gradual da temperatura média são tendências que merecem atenção. Enquanto algumas áreas podem experimentar verões mais quentes e prolongados, outras podem enfrentar invernos mais rigorosos. 


O aquecimento do planeta continua a ser uma preocupação, levando a fenômenos climáticos mais intensos e frequentes, como tempestades e ondas de calor. Essas mudanças têm implicações significativas nas escolhas de resfriamento, sendo cada vez mais importante decidir entre ventilador ou ar-condicionado, por exemplo.

2024: um dos anos mais quentes da história 

As ondas de calor que afetaram os 4 continentes em 2023 tendem a ficar ainda maiores em 2024. Esse alerta foi emitido pela NASA: o próximo período pode ser ainda mais quente, graças ao efeito do El Niño. 


O último El Niño ocorreu em 2016, quando as maiores temperaturas da história foram registradas. Esse fenômeno faz os termômetros subirem desde a superfície do mar do Pacífico, tornando todo o planeta mais quente. De acordo com as pesquisas, em 2024, o calor será mais extremo.

Previsão do clima no Brasil em 2024

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor que aconteceu em 2023 no Brasil tende a continuar até o próximo ano. Em novembro, ela deixou 15 estados e o Distrito Federal em alerta. 


De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o calor extremo tende a permanecer até o outono de 2024 no Brasil. Pesquisas mostram que as temperaturas tendem a ficar acima da média até janeiro, pelo menos.

Como se manter fresco no calor?

Diante das projeções climáticas, a busca por métodos eficazes para manter-se fresco no calor é uma prioridade. A escolha entre ventilador ou ar-condicionado depende de diversos fatores, incluindo as características do local de instalação e as preferências pessoais. 


Com consumo energético mais baixo e abordagem mais sustentável, os ventiladores podem ser opções eficientes em áreas com temperaturas moderadas. Já em regiões propensas a ondas de calor extremo, o ar-condicionado surge como uma solução potente para manter ambientes internos frescos e confortáveis.


Ao decidir entre ventilador e ar-condicionado, é fundamental considerar o impacto ambiental e a eficiência energética. Optar por equipamentos modernos e com certificação pode reduzir o consumo de energia, minimizando o impacto ambiental. 


Além disso, a utilização consciente, como ajustar a temperatura do ar-condicionado para níveis confortáveis e manter a manutenção regular, contribui para a eficiência energética e a preservação do meio ambiente.

Opções naturais para se refrescar no calor

Além dos dispositivos mecânicos de resfriamento, estratégias naturais desempenham um papel crucial no conforto térmico. Plantas internas, cortinas leves e ventilação cruzada são métodos que ajudam a manter a temperatura agradável em ambientes domésticos.


Usar isolamento térmico de forma inteligente e considerar a orientação solar ao planejar construções são práticas que podem impactar positivamente o conforto térmico em residências e escritórios.


Com a combinação adequada de tecnologia e práticas sustentáveis, é possível enfrentar o calor iminente de maneira eficaz e responsável, mesmo com as projeções climáticas para 2024.


Postar um comentário

0 Comentários