Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Taxa de câmbio: entenda como funciona e o que a influencia


O dinheiro, assim como outras mercadorias, também tem um preço atribuído a ele. No mercado global, as moedas estão sempre comparando seu valor em relação às outras. Afinal, no mundo globalizado, todos fazem negócios com todos. A fim de regular essas conversões, utiliza-se a taxa de câmbio. 

O que é a taxa de câmbio? 

A taxa de câmbio é a equivalência entre uma moeda, geralmente a nacional, em relação a alguma moeda estrangeira. É comum ouvir falar sobre o preço do dólar em real, uma vez que a moeda norte-americana é a mais conhecida e utilizada em todo o mundo. A razão por trás disso remonta ao período pós-Segunda Guerra Mundial, quando, enquanto a Europa estava em reconstrução, os Estados Unidos se firmaram como potência mundial.

O preço do dólar, por exemplo, influencia diretamente o mercado nacional. O Brasil é um país que recebe muitos investimentos em dólar, por ser um país em desenvolvimento, mas que também exporta muito, recebendo em dólar. Ao final, o saldo positivo ou negativo dessas transações recebe o nome de balança comercial. Hoje, 90% da balança comercial brasileira está dominada pelo dólar.

A informação é de Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. No entanto, a esperada alteração do polo hegemônico dos EUA para a China tende a mudar este cenário, com o yuan chinês crescendo em influência, principalmente pelo fato de o Brasil ser um grande parceiro comercial da China.

O que é influenciado pela taxa de câmbio? 

Em termos práticos, a taxa de câmbio influencia os preços de diversos itens do mercado brasileiro, da comida aos eletrônicos. Influencia também as taxas de juros que incidirão sobre o crédito, podendo aquecer ou desaquecer a economia, e a inflação. As principais razões das variações na taxa de câmbio são de origem política e macroeconômica.

Um cenário de juros baixos afasta investidores estrangeiros. Com menos dólares circulando no país, mais cara fica a moeda estrangeira, desvalorizando o real. Em um cenário contrário, o real é valorizado, o que pode impactar a produção interna do país. Em um virtual pareamento de valores, pode ser mais benéfico importar do que comprar do mercado interno, o que pode ser impactante para a balança comercial.

Quais são os tipos de regimes cambiais?

A fim de determinar o valor de uma moeda estrangeira em seu próprio território, um governo pode estabelecer um regime cambial. Entre eles podemos citar:

Câmbio flutuante

Atualmente, o regime adotado no Brasil é o de câmbio flutuante. Isso significa que o Banco Central não define o valor das moedas, mas deixa isso a cargo das variações de mercado. Por vezes, pode interferir nesse modelo e definir um valor fixo.

Câmbio fixo

No regime fixo, o valor de determinada moeda é estabelecido pelo governo para o Banco Central, ao invés de deixá-lo para a autorregulação do mercado. Isso contribui para evitar a flutuação dos preços. Para mantê-los, o Banco Central precisa vender e comprar sua própria moeda no mercado de câmbio. É geralmente estabelecido para estabilizar uma moeda.

O regime de taxa de câmbio atrelado é um misto dos dois anteriores. Isto é, a taxa de câmbio pode variar conforme o mercado, mas o governo fixa parâmetros máximos e mínimos tolerados para esta variação. É chamado também de banda cambial.

Quais são os tipos de câmbio?

Entender a taxa de câmbio é importante para quem busca comprar moeda estrangeira. Essa situação é bem corriqueira quando se pretende viajar para o exterior: levar a moeda corrente do país é melhor do que depender somente de moeda forte, no caso o dólar, ou do cartão de crédito.

Ao recorrer a uma casa de câmbio, por exemplo, é possível ver na prática como funciona a taxa de câmbio. Além disso, é comum também ver nas seções de finanças e economia dos jornais e telejornais as cotações do dólar, principalmente denominadas dólar turismo e comercial. 

Valor nominal

O valor nominal do dólar, ou câmbio nominal, por exemplo, é aquele apresentado como equivalente a uma unidade da moeda nacional. Nesse caso, então, como exemplo, 1 dólar equivale a X reais.  

Valor real

O câmbio real é a representação desse valor nominal, mas ajustado aos custos da inflação tanto do país que compra quanto do país que vende a moeda. Esse valor obtido é uma representação do verdadeiro poder aquisitivo da moeda.

Dólar turismo

O dólar turismo é aquele negociado nas casas de câmbio. Por ser vendido em pequena quantidade, costuma estar em um valor acima do nominal. Por esta razão, recomenda-se comprar dólar ao longo do tempo para uma viagem, pois assim se consegue um preço médio, o que acaba sendo mais econômico. Além disso, as casas de câmbio operam também com uma taxa de lucro.

Dólar comercial 

Já o dólar comercial é o valor praticado para bancos e empresas, que negociam em montantes muito maiores que um indivíduo. Sendo assim, seu preço costuma ser mais baixo do que o valor nominal. A taxa PTAX, calculada diariamente pelo Banco Central, oferece um preço médio das operações, servindo como um referencial.

Ter uma conta internacional permite mais facilidade em negociar em diferentes moedas estrangeiras. Uma conta em dólar oferece condições muito melhores de câmbio, por exemplo, e pode ser especialmente interessante para quem recorre com frequência às compras internacionais. As movimentações podem ser todas feitas no Brasil mesmo, e a conta é aberta totalmente online.

Postar um comentário

0 Comentários