Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Vantagens e desvantagens do EAD: análise COMPLETA


Conhecer as vantagens e desvantagens do EAD é primordial para determinar se essa modalidade de ensino é adequada para as necessidades e objetivos de cada aluno e curso. 


Por exemplo, entre as principais vantagens do EAD, podemos destacar a flexibilidade e a comodidade, que permitem que os alunos adaptem  seus estudos às suas rotinas diárias e aos seus horários de trabalho e estudo. 


Além disso, eles podem acessar o conteúdo de qualquer lugar do mundo, o que amplia o acesso à educação para pessoas que vivem em áreas remotas ou que não têm disponibilidade para frequentar aulas presenciais.


Em contrapartida, a falta de interação social e o isolamento, que podem levar à falta de motivação e comprometimento dos alunos, são os pontos negativos. 


Adicionalmente, temos a qualidade do ensino pode ser comprometida se o curso não for bem estruturado e adequado ao ambiente virtual.


Tendo isso em mente, convidamos você, caro leitor, a conhecer estes pontos de vista e escolher o melhor para o seu perfil. 

Vantagens e desvantagens do EAD: confira as principais!

Entre as principais vantagens e desvantagens do EAD, podem-se destacar: flexibilidade de horários, gestão unificada, recursos que estimulam a interação entre aluno e professor.


A seguir, você confere os impactos de cada benefício. Acompanhe! 

Vantagens do EAD 

Um dos principais benefícios do ensino à distância é a flexibilidade de horários e a autonomia que ele oferece para os alunos.


Afinal, o estudante pode acessar o conteúdo a qualquer momento. Basta ter um computador ou celular com acesso à internet. 


Outra vantagem é a gestão pedagógica unificada para os produtores de conteúdo. 


Em outras palavras, o estudante tem acesso a uma tecnologia completa que engloba toda a sua jornada de ensino em um só ambiente, desde a matrícula até a emissão do certificado. 


Quer mais? 


Há  ainda as ferramentas de integração que facilitam a conexão entre tutores e estudantes e quebram eventuais barreiras provocadas pela distância física. 


Por fim, vale pontuar o baixo custo para tirar sua ideia do papel. Isso porque, para colocar o ensino à distância em prática, o aluno fica livre de gastos com locação de espaço, equipamentos, cadeiras, mesas, entre outros.  

Desvantagens do EAD 

Apesar do EAD ser considerado uma ótima plataforma de ensino, o ponto negativo é a dificuldade de concentração dos estudantes. 


Tal problema ocorre porque, no espaço digital, reúne uma série de possibilidades e distrações simultaneamente, como vídeos do Youtube, aplicativos e aplicativos de mensagem. 


Outra dificuldade é a falta de contato presencial, conhecido como o “olho no olho”. 


Enquanto no curso presencial, o contato é feito todos os dias nas aulas e encontros, o EAD precisa criar alternativas para fortalecer este relacionamento. 


Além de tudo que falamos até aqui, a necessidade de gestão de tempo e maturidade também são temas delicados. 


Estudantes com falta de organização tendem a procrastinar e não dedicam a atenção suficiente para a conclusão das atividades. 


Como resolver este gargalo? Estimulando o aluno a criar um cronograma organizado. 

Desafios e vantagens do EAD: como superar? 

Equilibrar desafios e vantagens do EAD não é uma tarefa fácil, sobretudo, quando  há alunos com perfis diferentes, poucos recursos para dar aulas e dificuldade de interação. 


Para driblar isso, confira estas dicas e saiba como tirar sua ideia do papel. 

Estude o perfil dos seus alunos 

Ao conhecer o perfil dos seus alunos, você define com mais clareza as estratégias mais eficazes para mantê-los atentos e engajados nas suas aulas. 


Por exemplo: suponhamos que os alunos do seu curso sejam mais jovens, na faixa dos 23 anos. 


Tendo isso em mente, você tem mais liberdade para usar uma linguagem mais informal, fazer piadas pontuais e até citar algum meme que está em alta. 


Para isso, recomenda-se que você crie sua persona (representação fictícia do Cliente ou Consumidor Ideal) que reúne características importantes sobre o seu público, tais como:


  • Crenças;

  • Pensamentos;

  • Valores e atitudes de seu público;

  • Dados demográficos, como idade, gênero, profissão.


Quer uma ajuda? 


Confira este vídeo e saiba como criar a sua: 


https://www.youtube.com/watch?v=1-cJ1UyRj6k 

Crie uma aula dinâmica 

Pode parecer uma dica boba, mas quando o professor fica praticamente inerte ao gravar um conteúdo, ele causa uma sensação de monotonia nas aulas.


Como consequência, a probabilidade do estudante pegar o celular e começar a mexer nas redes sociais só aumenta. 


Portanto, antes de iniciar a gravação, lembre-se de trabalhar sua expressão corporal. Se possível, use gestos, movimente-se, fique de pé em alguns momentos. 


De fato, trata-se de uma mudança gradual, entretanto, com treinamento é possível virar o jogo. 

Redobre a atenção com o cenário 

Evite gravar os seus conteúdos ou fazer encontros on-line ao vivo com um fundo branco. 


Para criar uma aula envolvente, procure colocar uma estante no cenário com alguns elementos que tenham relação com o material do seu curso. 


Adicionalmente, preencha seu cenário com itens que podem ser usados para ilustrar eventualmente alguma teoria. 


Outra sugestão é criar um cenário com personalidade, isto é, que tenha a ver com o estilo dos seus alunos. 

Estimule a interação 

Um curso à distância não deve ser produzido como um monólogo em que somente o instrutor fala durante a aula. 


Ou seja, estimule a interação com os alunos, promova discussões sobre algum assunto e abra espaços para que eles expressem seu ponto de vista. 


Além disso, opte por ferramentas que facilitam a comunicação, seja por meio de fóruns de discussão ou chat durante a aula ao vivo. 

Trabalhe a gamificação em suas aulas 

A gamificação, por sua vez, usa a dinâmica de jogos durante as suas aulas. 


Esta tecnologia permite que você atribua pontos a determinadas atividades e crie um ranking com os participantes. 


No final, os melhores colocados recebem prêmios pelo esforço e dedicação no cumprimento das demandas. 

Próximos passos! 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre as vantagens e desvantagens do EAD, assim como as melhores estratégias para superar seus desafios. 


E, após esta etapa, o próximo passo é com você! 


Crie sua aula, contrate uma plataforma especializada, experimente os recursos e aplique as dicas que mencionamos acima. 


A partir daí, fica mais fácil avaliar as vantagens e desvantagens do EAD. 


Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.


Postar um comentário

0 Comentários