Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Entenda a importância de praticar esportes aquáticos na infância

Pexels

O esporte é essencial na vida de qualquer pessoa e deve fazer parte da nossa rotina desde os primeiros anos de vida. Para as crianças, praticar esportes é uma forma de desenvolver o corpo, a mente e socializar com outras pessoas.

 

Com tanta energia para gastar, as crianças podem fazer esportes aquáticos para ajudar no seu desenvolvimento.. Fizemos uma lista com os principais esportes aquáticos para crianças e os seus benefícios na infância.

Quais esportes aquáticos são indicados para crianças?

O contato das crianças com o esporte deve começar entre quatro e seis anos de idade. Nessa fase, o pequeno deve começar a praticar esportes para se divertir e socializar. Confira abaixo três das principais modalidades aquáticas para crianças.

Natação

A natação é um dos esportes preferidos dos pais para crianças. Esse é o primeiro contato de muitas delas com as atividades esportivas. Além de aprender a nadar, a criança pode tratar problemas respiratórios e trabalhar o fortalecimento muscular.

 

Como atividade lúdica, é possível que crianças pequenas e até mesmo bebês deem os primeiros passos na natação, sempre com a ajuda de pais e professores. A atividade envolve bastante diversão e geralmente é adorada pela maioria das crianças.

Polo aquático

O polo aquático é uma modalidade olímpica e pode também ser praticado por crianças. Esse esporte é uma espécie de handebol na água. O objetivo do polo aquático é fazer gols, o que para as crianças é uma atividade bastante divertida.

 

A prática desse esporte ajuda a melhorar a coordenação motora, o foco e os reflexos das crianças. A vontade de vencer a partida faz com que as crianças possam se empenhar bastante na prática da modalidade.

Vôlei de piscina

Outra atividade aquática é o vôlei de piscina, que basicamente é a prática do vôlei na água. Com isso, uma rede é estendida no meio da piscina, e as crianças devem tentar fazer com que a bola caia na água do lado do adversário.

 

O esporte segue as mesmas regras do vôlei olímpico, com competições masculinas e femininas. Para crianças, o vôlei na piscina também é uma atividade lúdica que estimula o corpo e a socialização.

Quais são os benefícios dos esportes aquáticos para crianças?

A prática de esportes aquáticos por crianças traz diversos benefícios para o seu desenvolvimento. Confira alguns deles abaixo.

Ajuda a desenvolver a coordenação motora

Os esportes aquáticos são ótimas opções para o desenvolvimento da coordenação motora. Aprendendo a nadar, por exemplo, a criança ganha mais confiança para explorar e brincar com mais liberdade. Dessa maneira, ela encontra mais facilidade de locomoção durante o seu crescimento.

Estimula a socialização e a cidadania

Fazer atividades esportivas ajuda crianças a socializar e se tornarem cidadãos melhores. Aulas de natação ou de polo aquático, por exemplo, podem ajudar crianças a superar a timidez e terem um contato mais natural com outras crianças.

Com o auxílio dos professores dos esportes, a criança também pode aprender sobre cidadania, aprendendo a respeitar os limites do outro, a tratar a todos com respeito e a desenvolver um senso de cooperação.

Diminui o risco do desenvolvimento de doenças

O esporte também ajuda a criança a ter um crescimento mais saudável. Estudos mostram que a prática de esportes desde a infância pode ajudar a diminuir os riscos do desenvolvimento e tratamento de doenças como obesidade, asma, bronquite e outras.

 

Isso se estende para os problemas emocionais, como a ansiedade, por exemplo. Os esportes aquáticos são uma ótima opção para a criança gastar a sua energia, socializar e desenvolver uma boa saúde mental.

 

Como vimos no artigo, os esportes aquáticos são muito importantes para o desenvolvimento físico e mental de crianças. Além disso, ajuda na sua inserção delas na sociedade e a estimular a cooperação e o respeito entre indivíduos.

Postar um comentário

0 Comentários