Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

“Marca-passo cerebral” pode transformar a vida de pacientes com Parkinson


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Doença de Parkinson afeta cerca de 4 milhões de pessoas no mundo, entre eles, 200 mil brasileiros1. Por isso, o Dia de Conscientização da Doença de Parkinson, mundialmente celebrado em 11 de abril, é importante para destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a doença – e o DBS é uma dessas opções pouco difundidas que tem transformado a vida de pacientes no Brasil e no mundo.

A Estimulação Cerebral Profunda (DBS, do inglês Deep Brain Stimulation) é um tratamento a ser considerado quando só o uso de medicamentos já não é mais eficaz no controle dos sintomas. Realizada há mais de 20 anos com resultados expressivos, é uma terapia segura e comprovada que já ajudou mais de 100.000 pacientes com a doença de Parkinson a recuperar o controle e a qualidade de vida2.

 

“A técnica utiliza um pequeno dispositivo, semelhante a um marca-passo, cirurgicamente implantado na região do tórax, que envia sinais elétricos a fios condutores colocados no cérebro. Essa estimulação pode melhorar a função motora, reduzindo sintomas como tremores, lentidão e rigidez”, explica o Diretor de Neuromodulação da Boston Scientific, Lucas Silva.

Segundo dados de estudos da Boston Scientific, empresa líder mundial em tecnologia médica, mais de 90% dos pacientes relataram uma melhora nos sintomas3 e, quando perguntados se fariam o tratamento com DBS novamente, 96% disseram que sim4.

O DBS aumenta em até 6 horas o período “ON” (com sintomas sob controle), em comparação ao tratamento apenas com medicamentos5, e a melhora significativa na função motora é sustentada por pelo menos cinco anos5. Pacientes com tremores relataram uma redução média de 70% destes sintomas6.

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, os casos mundiais podem dobrar até 20401, já que as estimativas apontam para 1% das pessoas com mais de 65 anos convivendo com essa condição. Dados de pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein revelam o crescimento em número de casos nas últimas décadas e a perspectiva de que, embora sejam mais comumente associados a idosos, 10% a 20% dos diagnósticos de Parkinson são em adultos por volta dos 50 anos de idade.

 

“Parkinson é hoje a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no planeta. No entanto, ainda existe pouca divulgação a respeito da condição clínica, seus sintomas e tecnologias disponíveis para tratamento”, continua Silva. “Parkinson não tem cura, mas existe um espectro amplo da doença e as terapias evoluíram significativamente nos últimos 30 anos”, completa.

 

Para ampliar a conscientização e disseminar o conhecimento sobre a doença, a Boston Scientific lançou recentemente o site www.vivercomparkinson.com.br com informações sobre a condição clínica, o passo a passo da jornada do paciente e detalhes sobre o DBS, tratamento disponível no SUS e incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), com cobertura pelos planos de saúde. A plataforma disponibiliza atendimento por Whatsapp para esclarecimento de dúvidas e agendamento de consultas com médicos especialistas por geolocalização, auxiliando o paciente em toda a sua jornada.

Sobre a Boston Scientific Brasil

 

Líder global em tecnologia médica, a Boston Scientific do Brasil transforma vidas por meio de soluções médicas inovadoras que melhoram a saúde dos pacientes ao redor do mundo e reduzem o impacto financeiro de todo o sistema de saúde. Oferecemos uma enorme gama de soluções de alta performance em seis especialidades médicas: Neuromodulação, Cardiologia Intervencionista, Urologia, Intervenção Periférica, Controle do Ritmo Cardíaco e Endoscopia. Estimulamos a inclusão e a diversidade, que geram criatividade e o conhecimento necessário para transformar novas ideias em soluções de impacto, que criem valor para nossos pacientes, clientes e colaboradores. 

 

1- Biblioteca Virtual em Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/11-4-dia-mundial-de-conscientizacao-da-doenca-de-parkinson-avancar-melhorar-educar-colaborar/

2- Parkinson's Foundation. Statistics. https://www.parkinson.org/Understanding-Parkinsons/Statistics. Acessado em 20/11/2023.

3- Vitek, J. INTREPID Study. Presented by Robert Gross, Plenary Session, AANS Presented at: 2018 AANS; April 26-27, 2018; New Orleans, Louisiana, USA.

4- Knoop CD, Kadish R, Hager K, Park MC, Loprinzi PD, LaFaver K. Bridging the gap in patient education for DBS surgery for Parkinson's disease. Parkinson's Dis. 2017;2017:9360354. doi:10.1155/2017/9360354;

5- Krack P, Batir A, Van Blercom, N. Five-year follow-up of bilateral stimulation of the subthalmic nucleus in advanced Parkinson’s disease. N Eng J Med. 2003:349(20):1925-1934. doi:10.1056/NEJMoa035275.

6- Okun, Michael, and Pamela Zeilman. Parkinson’s Disease Deep Brain Stimulation a Practical Guide for Patients and Families

 

Atenção: a lei restringe a venda desses dispositivos por meio de ou por indicação de um médico. Indicações, contraindicações, avisos e instruções podem ser encontrados nos rótulos de cada dispositivo ou www.IFU-BSCI.com. Essas informações são apenas para propósitos educacionais. Esses produtos estão para demonstração com propósitos de informação e podem não ser aprovados ou estar para venda em certas localidades. Esse material não pode ser direcionado a uso na França. 2024 Copyright © Boston Scientific Corporation ou seus afiliados. Todos direitos reservados.

NM- 1848608-AA

Postar um comentário

0 Comentários