Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Uesb mantém nota 4 no IGC pelo oitavo ano consecutivo


Com o conceito 4, em uma escala de 0 a 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados da Instituição, a Uesb se mantém como uma das melhores universidades do país, pelo oitavo ano consecutivo. Para alcançar essa nota, a Instituição vem reunindo esforços no sentido de promover o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Neste censo, 1.998 instituições foram avaliadas e, dessas, 27,7% obtiveram nota entre 4 e 5. A Uesb está entre elas.

Os pilares que compreendem esse reconhecimento estão relacionados a investimento em tecnologia, informação, inclusão, diversidade, permanência estudantil, entre outros. As avaliações são realizadas por meio de coleta de dados institucionais, que englobam as notas conceito Enade, desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação, qualificação do quadro docente com mestrado e doutorado, internacionalização da instituição, bem como políticas de acesso e permanência estudantil.

Como pontua o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, esse reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e coletivo que vem sendo realizado por meio de uma gestão democrática e participativa de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. “Um dos benefícios nosso, enquanto Instituição de Ensino Superior, é o reconhecimento social no nosso trabalho. Isso significa dizer também das potencialidades da nossa Universidade no atendimento às demandas locais e regionais”, destaca.

Avaliação dos cursos – Além da avaliação geral, os cursos de uma universidade também são avaliados de forma específica pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC). Nele, são consideradas a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova realizada pelos estudantes, bem como são avaliados o corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos pedagógicos. Na última edição do Enade, os cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Psicologia participaram desse processo, que também receberam o CPC. 

Dessa lista, o CPC de cinco cursos obtiveram nota 4 (Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Psicologia), e um curso nota 3 (Administração), numa escala de 1 a 5.  O resultado desse desempenho contribui, também, na avaliação geral, que define o IGC de cada Instituição de Ensino Superior. 

De acordo o pró-reitor, o sistema de avaliação educacional no Brasil coloca a Uesb no patamar de uma universidade que tem um reconhecimento científico, o que valida “sua contribuição para as demandas de formação humana, técnica, científica, profissional, de todos os seus egressos , seja da graduação quanto da pós-graduação” e complementa dizendo que toda a Universidade continuará trabalhando para que ela alcance o conceito 5 no IGC. 

Postar um comentário

0 Comentários