Aprender uma nova língua pode ser difícil para muitas pessoas na idade adulta, mas quando esse processo se inicia na infância há diversos fatores que facilitam o estudo. Saber falar mais de um idioma é uma habilidade que pode trazer diversas oportunidades durante toda a vida, além de ser muito importante no mundo globalizado.
Aprendizado na infância
As crianças possuem maior facilidade de aprender devido ao cérebro estar mais apto a adquirir conhecimentos nessa fase. Além disso, aprender uma nova forma de falar também é aprender uma nova forma de pensar, o que forma conexões no cérebro infantil e auxilia na captação das novas palavras.
Após a criança familiarizar-se com seu idioma materno, já está no período ideal para inserir uma nova língua. E, depois dos 6 anos, idade que a criança já sabe falar bem o português, seu sistema cognitivo é mais capaz de absorver os novos conceitos.
Aprendendo da maneira correta
Tudo depende da forma que vai ser ensinado. Para os pequenos, a imersão lúdica é como eles adquirem o conhecimento, junto da experiência e das brincadeiras. Estar em contato com a cultura de outro país e ter alguém na família falando outra língua são fatores que também aceleram o aprendizado.
As crianças que desde cedo estão em contato com outro idioma constroem uma base forte da língua estrangeira até os 10 anos de idade. Para isso, o correto é ensinar de maneira leve e natural, sempre incentivando a criança a aprender com várias competências.
Benefícios
Para todas as pessoas existem vantagens em saber um idioma universal como o inglês. Além de ser positivo para a carreira profissional, também é importante para viajar sem passar dificuldades na hora de se comunicar com novas pessoas.
Já para os menores, há benefícios comprovados pela ciência. Por exemplo, o inglês para crianças ajuda no aprendizado de outras áreas e concilia uma melhor assimilação de novos fonemas. Para crescer e se desenvolver, é importante estar aberto a novas possibilidades, como estudar em outro país, o que depende de saber o idioma local. Aprender nunca é demais, e especialistas indicam que é bom sempre trabalhar o cérebro com novos aprendizados.
Uma boa ideia para um melhor aprendizado da criança é mantê-la em contato com outras línguas desde cedo. Isso pode ser feito utilizando músicas, desenhos, filmes e livros em outras línguas. Além disso, caso seja possível, matricular os filhos em escolas de idiomas também pode ser uma boa opção. Sempre que houver vontade de aprender o idioma, é importante incentivar e apoiar, e não desperdiçar a oportunidade de um aprendizado mais rápido e eficiente.
0 Comentários