Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Como promover a eficiência logística no e-commerce?

Reprodução

Eficiência logística no e-commerce é fundamental para se diferenciar nesse mercado em significativa expansão.


Afinal, só no Brasil, o comércio eletrônico faturou um total de R$ 262,7 bilhões em 2022. 


Sinal de que a competição também vai crescer junto com esses números.


Por isso, saber como promover contínuas melhorias no seu trabalho e ter uma otimização logística só tem a beneficiar o seu negócio.

E os seus consumidores. Siga com esta leitura, então, e aprenda conosco como promover a eficiência logística no seu e-commerce!

  1. Identifique e mapeie o seu fluxo logístico

Avalie todo o processo de venda em sua empresa.

Com isso, mapeie o fluxo de trabalho e passe a identificar quais são os problemas mais comuns na sua otimização logística.

E aproveite para entender quais são os desafios do mercado, também.


Com isso, fica mais fácil a idealização de estratégias que possam minimizar e contornar todo tipo de imprevisto na sua rotina de trabalho, garantindo mais eficiência logística ao e-commerce.

  1. Avalie o melhor controle de estoque

O estoque é como a gestão financeira: um deslize, e você corre sério risco de perder o controle da operação.

Por isso, mantenha um forte monitoramento de entradas e saídas e do quanto ainda há em estoque.


É isso que vai garantir mais poder de compra e capacidade de negociação com os fornecedores.

Em falar, é claro, na quantia exata de produtos para manter o fluxo de demandas sempre em boa capacidade de atendimento, sem gerar atritos à experiência de compra dos seus clientes.

  1. Trabalhe com fornecedores que sejam parceiros

Você pode terceirizar qualquer etapa do fluxo de trabalho para gerar mais eficiência logística no e-commerce.

Certifique-se, apenas, de que esses profissionais são verdadeiros parceiros e que entendam, exatamente, a demanda do seu trabalho, assim como as características específicas do seu negócio.


Afinal de contas, o trabalho desses fornecedores tem que estar alinhado com os próprios pilares operacionais da sua organização.

E quanto mais detalhado esses parceiros forem, em seus respectivos trabalhos, melhor você pode organizar a eficiência logística do seu e-commerce.


Por exemplo: um sistema de roteirização das entregas pode fazer com que você reavalie, constantemente, a melhor rota de entregas e até mesmo a sua capacidade de atendimento.

  1. Monitore toda movimentação em sua empresa

Não importa com quantos parceiros você lide, em seu fluxo de trabalho: você deve estar presente em todas as etapas de movimentações de um produto enviado.


Pois é isso que vai conferir total conformidade com as promessas que a sua empresa faz aos clientes e, ainda, destaca o quanto os fornecedores estão em acordo com a sua própria logística.

  1. Reavalie seus prazos constantemente

Tenha prazos realistas para evitar que o descumprimento prejudique a experiência do consumidor e manche a reputação da sua empresa.


Contudo, reavalie constantemente esses prazos e descubra o quão flexível o seu e-commerce pode ser para criar um diferencial competitivo.


E gerar experiências cada vez mais positivas aos clientes.

  1. Tenha uma logística reversa

A logística reversa é justamente aquilo que prega: o caminho inverso feito com a entrega de um produto.

Algo que ocorre, por exemplo, diante da necessidade de uma troca ou devolução de mercadorias. 


Portanto, para ter mais eficiência logística, o e-commerce deve ter uma excelente estratégia para garantir redução de custos, agilidade e eficiência nesse processo.


Sem falar que, independentemente do motivo da troca ou devolução, sua eficiência contribuir para minimizar qualquer insatisfação do seu consumidor.

  1. Invista em diferenciais

Faça uma pesquisa de mercado: o que a concorrência faz, e pode ser um valor agregado à sua marca? Vá além, e pergunte-se o que a sua empresa já faz, mas pode fazer melhor?


Também analise o perfil do seu público-alvo: o que pode ser feito para melhorar a experiência de compra em qualquer (ou todas) etapa da operação logística?


Do uso das assinaturas eletrônicas, para agilizar processos, a embalagens econômicas; de prazos de entrega diferenciados a um preço melhor negociado com a transportadora.


Você pode trabalhar ativamente em um diferencial que só a sua empresa possui — ou que faça melhor do que todos os outros.

Explore isso!


E uma das melhores formas é, sem dúvidas, alinhando-se às soluções tecnológicas que melhor podem impactar a sua operação.

Descubra o que é tendência e o que tem feito a diferença no mercado.

Se possível, antecipe essas demandas que ainda vão despontar e garanta ainda mais eficiência logística no e-commerce.


Com o apoio de sua equipe e soluções que só têm a agregar ao dia a dia do seu comércio eletrônico!


Postar um comentário

0 Comentários