Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Setembro Amarelo: empresas cuidam do equilíbrio entre corpo e mente dos funcionários


É consenso entre os profissionais de saúde que a prática de atividades físicas traz benefícios para a saúde física e mental, que se refletem em bem-estar e longevidade. O Guia da Atividade Física para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por exemplo, aponta que os exercícios para o corpo melhoram a motivação e o bem-estar mental, com redução da ansiedade e da depressão.

 

Com o objetivo de incentivar a manutenção do equilíbrio entre corpo e mente e a melhoria da qualidade de vida dos seus profissionais, o Grupo Sabin implantou, no ano 2000, o Clube de Corrida. 

Além das aulas semanais e do acompanhamento dos funcionários por um profissional capacitado, o Clube de Corrida promove a participação dos colaboradores em provas de rua, regionais e nacionais. “Essa é uma forma saudável de promovermos a integração dos nossos colaboradores. Os ganhos físicos e emocionais são percebidos no ambiente de trabalho, especialmente no fortalecimento do espírito de equipe. Os participantes demonstram maior motivação e comprometimento com suas atividades diárias”, pontua a diretora Administrativa e de Pessoas, Marly Vidal. 

Incentivo à atividade física 

A corrida está intimamente ligada à liberação de hormônios que garantem sensações de prazer e bem-estar. Os benefícios dessa modalidade de esporte são confirmados pelo auxiliar administrativo do Sabin em Brasília, Girlei de Oliveira, de 38 anos. Portador de paralisia cerebral do lado esquerdo, o colaborador sofria com crises de ansiedade constantes. O problema só foi definitivamente resolvido ao iniciar as atividades no Clube de Corrida. “Sempre pensei que, por ser portador de deficiência, não podia praticar esportes. Mas decidi arriscar e entrar para o Clube por incentivo dos colegas de empresa. Graças ao trabalho desenvolvido pela área de Esporte, essa visão mudou e, hoje, ser um participante ativo das corridas me mantém saudável”, destaca. 

A incorporação dos novos hábitos de vida fez com que Girlei reduzisse 16 quilos na balança e lhe deu a tranquilidade necessária para desenvolver atividades dentro e fora da empresa. “Era sedentário e tinha muitas dores no corpo por causa do peso. Toda semana apresentava crise de ansiedade e precisava ir ao hospital. O Clube de Corrida mudou a forma como enxergo a minha saúde física e mental, me proporcionando mais qualidade de vida”, reforça. 

O coordenador de Esportes do Grupo Sabin, Luiz Carlos Pereira, explica que a corrida promove a liberação de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. “O sentimento de prazer é produzido também pela possibilidade do corredor se desafiar e se superar constantemente. Conseguir correr o primeiro quilômetro, chegar aos 5km, percorrer uma meia maratona, ultrapassar o próprio tempo. Quem faz da corrida uma prática diária está sempre buscando a sua melhor versão. E isso se reflete na vida pessoal e profissional”, pontua. 

Os funcionários são monitorados de perto, com a realização de exames laboratoriais, como glicose, perfil lipídico, entre outros. “O marcador VO2 Máximo, que mostra a forma como coração, pulmão e músculo estão absorvendo o oxigênio, também é acompanhado. Quanto melhores os resultados obtidos pelo participante, maior a perspectiva de vida. No decorrer da prática esportiva, além da evolução em condicionamento físico e exames, conseguimos observar melhora na autoestima, na coordenação motora e na produtividade”, destaca o coordenador. 

O Clube de Corrida do Sabin tem um calendário anual de competições nacionais e regionais. De janeiro a setembro, os colaboradores já estiveram presentes em 17 eventos, com uma participação média em cada um deles de mais de 112 pessoas. “Nós corremos anualmente a Meia Maratona do Rio de Janeiro. A última, realizada em agosto deste ano, contou com a presença de 26 funcionários. Nos nove meses que antecedem a corrida, incentivamos os participantes a se manterem ativos, aperfeiçoarem seus desempenhos e buscarem uma melhor composição corporal, com a adoção de um estilo de vida saudável”, pontua Luiz Carlos. 

Projeto premiado tem componente para saúde mental dos colaboradores 

O cuidado com a saúde mental integra o conjunto de ações desenvolvidas para a promoção da saúde de forma permanente na empresa. Um dos pilares do programa Saúde em Dia, criado na empresa em 2021, é o “Em Dia com sua Mente'', que busca maneiras de valorizar a qualidade de vida e possibilitar o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e as negativas. Pensando nisso, a empresa investe em estratégias que possibilitem, por exemplo, o diagnóstico precoce, tratamento e prevenção das condições mentais e emocionais que possam prejudicar a saúde emocional dos colaboradores. 

O programa Saúde em Dia inclui ainda cuidados com o coração, controle do peso, saúde preventiva para maiores de 40 anos e acompanhamento pré-natal para as colaboradoras que engravidam. A iniciativa recebeu o prêmio Think Work Flash Innovations deste ano. Para implementar a iniciativa, a empresa estruturou uma clínica in company, na sede em Brasília, em parceria com a Amparo Saúde, empresa de Atenção Primária à Saúde do Grupo Sabin. 

Setembro Amarelo: ações reforçam o cuidado 

A saúde emocional também é o tema do Setembro Amarelo. Realizado desde 2014, o mês é dedicado à prevenção ao suicídio no Brasil. Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e diversas empresas e instituições realizam campanhas com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios. No Brasil, são registrados cerca de 14 mil casos por ano, o que corresponde a quase 40 pessoas por dia. O suicídio é a quarta causa de morte no país entre pessoas de 15 a 29 anos, segundo o Ministério da Saúde. As ações desenvolvidas em setembro, visam justamente mostrar que é possível prevenir a depressão, uma das causas mais comuns do suicídio, procurar ajuda quando precisar e, principalmente, manter corpo e mente em dia como forma de preservar a vida e promover a qualidade de vida. 

O Grupo lançou a campanha interna “Setembro amarelo: juntos pelo combate e prevenção ao suicídio”. Com o objetivo de falar sobre o assunto com responsabilidade e sensibilidade, a empresa está promovendo meditações guiadas e rodas de conversa sobre suicídio e as formas de enfrentamento e prevenção com especialistas. Além de serem incentivados a participar dos encontros, os colaboradores recebem orientações sobre como apoiar e auxiliar colegas, parentes e amigos que estejam passando por essa situação.

Postar um comentário

0 Comentários