O mercado de flores brasileiro tem perspectiva de crescimento entre 5% e 6%, até o fim de 2025, de acordo com o diretor de comunicação e marketing do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Renato Opitz. O dado mostra que presentear com flores continua em alta, mas o mimo pode gerar dúvidas e, no receio de cometer uma gafe, surge a pergunta: “há um tipo de flor ou buquê certo para cada ocasião?”
Datas comemorativas, aponta Opitz, continuam elevando as vendas de flores e, em primeiro lugar, está o Dia Internacional da Mulher (8 de março), seguido do Dia das Mães (no segundo domingo de maio) e, em terceiro lugar, o Dia dos Namorados (12 de junho).
Para essas comemorações, Opitz diz que as campeãs de vendas são as orquídeas e as rosas. Mas flores podem ser o presente certo em muitas outras ocasiões, como aniversários, formaturas e noivados, cada uma com o tipo de flor ideal.
Vaso ou buquê?
A primeira dúvida que pode surgir é se o presente ideal é um vaso ou um buquê. Para aniversários, o arranjo floral deve traduzir o clima de comemoração. O buque grande de flores é ideal para essas ocasiões, com cores vibrantes. Alguns exemplos são o vermelho, o amarelo e o rosa. Já os vasos menores podem vir com uma espécie de flor, como o de girassol.
O buquê também é uma opção para presentear amigos. Na cidade de Holambra, a 133,4 km da capital paulista, famosa por ser o maior centro de produção de flores da América Latina, há a tradição de se presentear em aniversários e no Dia do Amigo (20 de julho) com o “buquê da amizade”, multicolorido, grande, feito com flores-do-campo, ou gérberas misturadas a vários tipos de crisântemos.
Se a comemoração for em virtude de uma conquista, há outras alternativas. Hortênsias e tulipas são flores para congratulações e podem ser presenteadas em formaturas, nascimentos, promoções, representando desejo de sucesso. Devem vir em buquês.
Já em cerimônias de luto, as flores podem ser dispostas em vasos ou em coroas de lírios, cravos, copo de leite e dálias, em tons suaves como o amarelo-claro, bege, nude, branco e lilás.
Rosas para vários momentos
Rosas são indicadas para diversas ocasiões, o que varia são as cores e o formato do buquê. Um aniversariante pode ser presenteado com arranjo de uma cor só, como o amarelo, ou de várias cores. O de tamanho médio é o mais recomendado, para que a pessoa não tenha muito trabalho ao acomodar o buquê.
Em uma data romântica, como o Dia dos Namorados ou um aniversário de casamento, as rosas vermelhas são as mais recomendadas e o buquê grande faz toda a diferença.
Dia das Mães, da Secretária, da Vovó e do Professor são datas especiais que podem ser lembradas com rosas. Seguindo o significado das cores, não há erro: vermelhas são sinônimo de paixão, brancas simbolizam paz, respeito e novos começos. A rosa amarela quer dizer que a pessoa que está presenteando sente uma amizade verdadeira e a cor-de-rosa é gratidão e ternura.
Já para comemorar a chegada de um novo membro na família, a mãe pode receber mini-rosas, em tons claros e em vasos menores.
Cores das orquídeas
Orquídeas são sinônimos de luxo, bom gosto e refinamento. Podem ser usadas em buquês em formato cascata para casamentos. Quando dadas de presente também podem vir em buquês, redondos, ou em vasos com uma única planta em várias hastes floridas, desde que a embalagem reflita sofisticação.
Em entrevista à imprensa, o membro da União Nacional de Orquidófilos (UNO), Flávio Augusto, recomenda: “para os iniciantes no cultivo de orquídeas, o melhor é escolher uma espécie resistente, como a Phalaenopsis híbrida ou a Cattleya híbrida, que são mais rústicas, requerem menos cuidados e são mais difíceis de morrer”.
Orquídeas são presentes para aniversários de pessoas mais velhas e para dar à anfitriã de uma recepção. É preciso atenção às cores, pois cada uma tem um significado, como a roxa, que pode ser traduzida por admiração. A branca também é recomendada em ocasiões formais.
A cor-de-rosa traduz feminilidade e pode ser dada à mãe, irmã e amigas, como um gesto que representa carinho. As amarelas devem ser reservadas às festas e levam o significado de alegria e energia positiva.
Além das flores, o cartão é peça importante para completar o gesto. Para ocasiões formais, deve ser branco ou nude, do tamanho de um cartão de visita, escrito à mão, de forma legível, datado e assinado. No arranjo para amigas e parentes, o cartão pode ser colorido, com ilustrações, incluindo aqueles com mensagem de humor, mas sempre deve vir com uma felicitação pessoal.
Postar um comentário