Freepik Você já passou por um momento de crise e ficou com medo do que aconteceria com os seus investimentos? Saiba que isso não é incomum d...
Freepik
Você já passou por um momento de crise e ficou com medo do que aconteceria com os seus investimentos? Saiba que isso não é incomum de acontecer, especialmente no mercado de criptomoedas.
Acompanhar a cotação de ativos como o Bitcoin em tempo real é uma forma de manter-se protegido, ficando de olho nos seus investimentos. Mas e a segurança digital das suas criptomoedas? Tem dúvidas sobre como se proteger e evitar roubos?
No texto de hoje, vamos te mostrar como proteger suas criptomoedas nessas duas frentes.
Protegendo-se da volatilidade
No mundo dos investimentos, a volatilidade significa o risco de variação no preço de um ativo. As criptomoedas possuem volatilidade elevada, como os ciclos do Bitcoin nos mostram.
Em momentos de alta, o Bitcoin pode ter ganhos enormes, mas você também pode enfrentar grandes prejuízos nos ciclos de baixa. Felizmente, existem duas estratégias que você pode utilizar para reduzir os efeitos da volatilidade na carteira: diversificação e reserva em stablecoins.
Diversificação
Imagine que você colocou todo o seu patrimônio em uma só criptomoeda e o preço dela caiu 50% em um mês. Mas e se você tem duas criptomoedas e uma caiu 50%, mas a outra se valorizou 100%?
O segundo cenário é bem melhor, certo? Afinal, mesmo a queda forte de uma criptomoeda foi compensada pela valorização da outra. Por isso, a diversificação é tão importante.
Se você tem Bitcoin (BTC), Solana (SOL) e Ethereum (ETH), por exemplo, quando o preço de um cair, os outros podem se valorizar e manter a sua carteira positiva como um todo.
Isso ajuda a equilibrar a sua carteira e fazer o seu patrimônio total sofrer menos com as perdas — e aproveitar melhor as valorizações.
Acompanhe o mercado
Calma, você não precisa (e nem deve) ficar olhando o seu portfólio todos os dias. Mas, sim, é preciso analisar o desempenho das suas criptomoedas periodicamente e ver quais delas estão com a melhor performance.
A frequência dessa análise fica a seu critério, mas você pode executar essa análise uma vez por mês ou a cada três meses. Esse é tempo suficiente para saber quais são as criptomoedas que estão indo melhor em momentos difíceis.
Cabe frisar que nesse cenário de turbulência, não basta olhar apenas as criptomoedas que se valorizaram mais. Observe também quais registraram as menores perdas e ajudaram a manter sua carteira longe de grandes prejuízos.
Proteção via segurança
Para deixar suas criptomoedas mais seguras, não basta apenas olhar os preços: é importante saber onde você vai guardá-las. Como se tratam de ativos que existem apenas no meio digital, a segurança da sua carteira e da exchange que você utiliza é um pilar indispensável.
Nesse meio, ataques cibernéticos representam uma ameaça real, e hackers roubaram mais de US$ 1,3 bilhão em criptomoedas somente no primeiro semestre de 2024. Por isso, se você não quer que seu patrimônio entre nessa estatística, veja como garantir a segurança das suas criptomoedas.
Utilize uma exchange confiável
As exchanges são a forma mais segura de comprar e vender criptomoedas, mas, infelizmente, elas não estão imunes a ataques. Se você tem uma conta em uma exchange, certifique-se de analisar o histórico da plataforma nos seguintes aspectos:
Pesquise o histórico da corretora e veja se ela já sofreu ataques de hackers;
Observe se o site da empresa possui autenticação;
Analise as ferramentas de autenticação da conta, especialmente o 2FA;
Veja se a exchange possui seguro ou fundo para cobrir roubos causados por invasões de criminosos.
Tenha carteiras frias
Também chamadas de hardware wallets ou cold wallets, essas carteiras são dispositivos externos que armazenam a chave privada da sua carteira. Esses dispositivos não se conectam com a internet, o que impede que hackers possam roubar seu dinheiro por meio de invasões.
Se você já tem uma quantidade relevante de investimentos em criptomoedas, pode valer a pena investir nessas carteiras. Elas oferecem um nível de proteção muito maior e são ideais para guardar seu patrimônio por anos.
Nenhum comentário