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Ranking determina interesse global por cada álbum de Taylor Swift, confira

Foto: Beth Garrabrant/Instagram

Taylor Alison Swift, nascida em 13 de dezembro de 1989, em Reading, Pensilvânia, é uma das artistas mais influentes da música contemporânea. Aos 34 anos, Swift construiu uma sólida carreira, que começou na música country e evoluiu para o pop e indie, destacando-se pela profundidade de suas composições e pela capacidade de se reinventar a cada álbum.


Ela lançou 11 álbuns de estúdio, sendo eles: Taylor Swift (2006), Fearless (2008), Speak Now (2010), Red (2012), 1989 (2014), Reputation (2017), Lover (2019), Folklore (2020), Evermore (2020), Midnights (2022) e The Tortured Poets Department (2024), que renderam 14 Grammys para Swift. 


Dados revelam popularidade dos álbuns de Taylor Swift


Um recente levantamento realizado pela agência de SEO Conversion, utilizando dados fornecidos pela ferramenta Ahrefs, revelou o volume de buscas globais por cada álbum de Taylor Swift.


Os dados mostram o seguinte ranking:


  • 1989: 138.000 buscas

  • Lover: 127.000 buscas

  • Midnights: 107.000 buscas

  • Reputation: 106.000 buscas

  • Folklore: 82.000 buscas

  • Red: 70.000 buscas

  • Speak Now: 68.000 buscas

  • The Tortured Poets Departament: 67.000 buscas

  • Fearless: 57.000 buscas

  • Debut (Taylor Swift): 50.000 buscas

  • Evermore: 49.000 buscas


Detalhamento dos álbuns mais procurados


Cada um dos álbuns citados desempenha um papel significativo na carreira de Taylor Swift, marcando diferentes fases de sua evolução artística e dos seus 18 anos de carreira. 


Lançado em 27 de outubro de 2014, “1989” marcou a transição da cantora do country para o pop. O álbum inclui singles de sucesso como “Shake It Off”, “Blank Space” e “Bad Blood”. 1989 foi aclamado pela crítica especializada e pelo Grammy, na categoria Álbum do Ano, em 2016, solidificando Swift como uma das principais artistas pop da década. Além de Álbum do Ano, 1989 também venceu o prêmio de Melhor Álbum Pop Vocal no mesmo ano.


O álbum foi premiado no American Music Awards de 2015 como Álbum do Ano e Álbum Favorito Pop/Rock, além de alcançar o Top Billboard 200 em 2015 por 6 semanas não consecutivas. 1989 também foi indicado ao Brit Awards de 2015 na categoria de Álbum Internacional do Ano.


Já “Lover”, lançado em 23 de agosto de 2019, é uma celebração vibrante e colorida ao amor em todas as suas formas. Entre os singles mais notáveis, estão “ME! (feat. Brendon Urie)”, “You Need to Calm Down” e a faixa-título “Lover”. O álbum foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelos fãs, destacando-se pela sua diversidade musical e pelo lirismo otimista.


Lover foi indicado ao Grammy de 2020 na categoria de Melhor Álbum Vocal Pop. No American Music Awards de 2019, foi premiado como Álbum Favorito Pop/Rock. Lover também recebeu indicações ao Billboard Music Awards de 2020 como Melhor Álbum Billboard 200 e ao Brit Awards do mesmo ano, na categoria de Álbum Internacional do Ano.


Lançado em 21 de outubro de 2022, “Midnights” é uma exploração introspectiva das horas tardias da noite. Com singles como “Lavender Haze”, “Maroon” e “Anti-Hero”, o álbum apresenta uma mescla de batidas, sentimentos e reflexões pessoais. Midnights reafirma a capacidade de Swift de se reinventar e explorar novos territórios musicais, mantendo sua autenticidade.


Tal capacidade foi reconhecida através dos inúmeros prêmios que o álbum recebeu, incluindo o Grammy de Álbum do Ano em 2024, Melhor Álbum Vocal Pop também em 2024, Danish Music Award de Melhor Álbum Internacional em 2023 e o People’s Choice Award de Álbum Favorito do Ano em 2022.


“Reputation”, lançado em 10 de novembro de 2017, é conhecido por seu tom mais sombrio e introspectivo, refletindo sobre a imagem pública de Swift e as complexidades da fama. Singles notáveis incluem “Look What You Made Me Do”, “...Ready for It?” e “Delicate”. Reputation foi um sucesso comercial, vendendo mais de 4,5 milhões de cópias em todo o mundo e recebendo diversas indicações a prêmios.


No Grammy Awards de 2019, foi indicado para Melhor Álbum Pop Vocal. No American Music Awards de 2018, foi premiado como Álbum Favorito Pop/Rock, e no Billboard Music Awards de 2018 venceu como Top Selling Album. Ele também foi indicado ao Brit Awards de 2018 na categoria de Álbum Internacional do Ano.


Lançado em 24 de julho de 2020, durante a pandemia de COVID-19, “Folklore” é um álbum de indie folk e alternative rock, marcado por sua introspecção lírica e produção acústica minimalista. Músicas como “Cardigan”,  “Exile (feat. Bon Iver)” e “This Is Me Trying”  destacam-se pela profundidade emocional e narrativa.


Além disso, Folklore foi aclamado pela crítica musical e ganhou o Grammy de Álbum do Ano em 2021, mostrando mais uma vez a versatilidade artística de Swift. Nesse contexto, foi indicado, também, como Melhor Álbum Pop Vocal no mesmo ano. Ele venceu o prêmio de Álbum Favorito Pop/Rock no American Music Awards de 2020 e também foi indicado ao Brit Awards de 2021 na categoria Álbum Internacional do Ano.



A artista mais ouvida de 2023


Em 2023, Taylor Swift foi reconhecida como a artista mais ouvida no Spotify, acumulando 26,1 bilhões de streams globais, de acordo com o Spotify Wrapped, destronando Bad Bunny, que foi o artista mais ouvido nos três anos anteriores.


Swift também liderou como a artista mais ouvida nos Estados Unidos, seu país de origem, superando artistas como Drake e Morgan Wallen. Esse feito foi influenciado pelo sucesso contínuo de seu álbum Midnights e pelas regravações de seus álbuns Speak Now (Taylor’s Version) e 1989 (Taylor’s Version). As faixas Anti-Hero e Cruel Summer estiveram entre as mais tocadas, com 1,27 bilhão e 1,44 bilhão de streams, respectivamente.


Além disso,Taylor Swift quebrou vários recordes ao longo do ano, incluindo a maior turnê em bilheteria de todos os tempos, com a The Eras Tour, que gerou US$ 906,1 milhões e vendeu 4,1 milhões de ingressos em 66 shows, segundo o Guinness World Records. Ainda segundo o Guinness, o filme do show completo da turnê bateu recorde de bilheteria mundial, com mais de US$ 246.365.022 até 23 de novembro de 2023.



O boicote ao Spotify


Taylor Swift protagonizou um boicote de quase três anos à plataforma de streaming musical “Spotify”, fundada em 2006 e acessível em diversos dispositivos como celulares, consoles, televisores e notebooks. Dessa forma, em novembro de 2014, a cantora removeu toda a sua discografia da plataforma. A decisão foi motivada por sua crença de que os artistas não eram devidamente compensados pelo serviço de streaming. 


Swift afirmou que a música é uma forma valiosa de arte e deveria ser tratada como tal, criticando o modelo de negócios do Spotify por não remunerar adequadamente os criadores de conteúdo. Durante o boicote, a cantora estadunidense e seu time discutiram abertamente suas preocupações. Em 2014, ela afirmou que não estava disposta a contribuir com seu trabalho para um “experimento” que não valorizava corretamente os cantores, compositores e produtores.


Swift voltou ao Spotify em junho de 2017, lançando novamente todo seu catálogo na plataforma, e continua nela desde então. Este retorno coincidiu com o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Reputation. 


Desde então, o streaming tem trabalhado para melhorar suas relações com os artistas, oferecendo modelos de compensação mais transparentes e diversas ferramentas promocionais. A presença de Taylor Swift no Spotify tem sido um fator significativo em sua popularidade contínua, permitindo que seus fãs acessem sua música de forma conveniente e abrangente.

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