Sempre que pensamos em trocar de automóvel, bate aquela dúvida: é melhor comprar um carro novo ou um carro usado? Qual deles se encaixa melhor no orçamento? Qual tem mais vantagens? Um carro novo é muito mais avançado, nunca teve um dono e tem muito menos chances de ter um problema no futuro. Por outro lado, o carro usado é muito mais barato, o que faz com que não seja necessário ter um valor exorbitante na conta, e, na maioria dos casos, são vendidos em ótimo estado.
Se você está decidido a trocar de carro, então é preciso escolher se quer comprar um carro novo ou um usado, mas isso deve ser feito levando alguns pontos em consideração para que a melhor decisão seja tomada. Nesse momento, é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada opção, e até mesmo o pneu deve ser levado em consideração, verificando se é um pneu aro 15 ou de outro modelo. Além disso, pense nas suas necessidades pessoais e decida de acordo com o que mais cumpre seus requisitos.
Entenda, a seguir, quais são as principais vantagens e desvantagens de um carro novo e de um modelo usado.
Vantagens do carro novo
Menos manutenção
Quando você compra um carro novo, não é necessário se preocupar com manutenções, o que é uma supervantagem para quem quer mudar de veículo. Um carro novo não deve apresentar problemas tão cedo, e, caso isso aconteça, você estará coberto pela garantia da montadora. No entanto, vale lembrar que mesmo carros novos às vezes precisam de revisões e manutenções periódicas.
Sem burocracia
A maioria dos carros novos dispensam a necessidade de transferência do antigo dono para o novo, isso porque o veículo está saindo da fábrica. A documentação já vem regularizada, e você não corre risco em relação a multas ou outras pendências que possam se tornar um problema depois.
Desvantagens do carro novo
Preço e desvalorização
Além de um carro novo ser bem mais caro, cerca de 12% do seu preço de tabela se deprecia apenas por sair da loja, podendo chegar a 20%. A partir do quarto ano, a taxa de depreciação cai para cerca de 6%, isso se deve ao grande número de veículos que são ofertados no Brasil.
Custos com documentação e financiamento
Apesar de não haver burocracia para emitir a documentação de um carro novo, questões relacionadas ao registro podem apresentar um valor bem alto, principalmente quando comparado com carros seminovos ou usados. Ao comprar um veículo novo, o motorista precisa se preocupar em pagar o primeiro registro, o emplacamento, além do IPVA, que é muito mais caro que o de um carro usado.
Vantagens do carro usado
Carro completo por menos
Na maioria das vezes, o valor de um carro novo sem itens opcionais é muito parecido com o valor de um carro usado que já vem completo com direção hidráulica, vidros elétricos, ar-condicionado, entre outros. Além disso, é possível encontrar modelos modernos e potentes por um preço mais baixo.
Menor taxa de desvalorização
Um carro usado ou seminovo tem uma taxa de desvalorização menor em comparação com carros novos. Nesses casos, é possível vender o veículo por um valor bem próximo do que foi pago anteriormente, mas o carro deve estar bem cuidado e preservado.
0 Comentários