Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Dicas para equilibrar o trabalho e a vida pessoal

 


Estabelecer prioridades é uma prática fundamental para o equilíbrio de qualquer aspecto da vida, porque tanto promove uma relação saudável, — neste caso, com o âmbito profissional —, como faz com que não se negligencie nenhum outro fator. 


Quem almeja pela satisfação integral, não deve se descuidar do lado pessoal para cuidar do profissional ou vice-versa. A plenitude completa se atinge com a constância perfeita em ambos, portanto, neste artigo, mostramos estratégias para alcançar o sucesso em duas das mais importantes áreas da vida, sem sobrecarga, e com planejamento otimizado! 


A partir de hoje, evite frustrações e prepare-se para uma fase com foco em suas realizações profissionais e pessoais. 

Estabeleça prioridades claras

Defina suas prioridades pessoais e profissionais. Quais são as suas prioridades profissionais e pessoais? Às vezes, estamos tão compenetrados com as nossas obrigações, que vivemos no automático, sem ao menos ter um planejamento para alcançar os objetivos nestas áreas. 


Neste contexto, as prioridades se perdem e se faz “o que dá, quando dá”, dificultando o êxito desejado. 


Para atingir a estabilidade e evitar a sobrecarga de um em relação ao outro e melhorar o foco nas ações mais importantes, faça uma lista dividida em duas partes, contendo a vida profissional e a vida pessoal, respondendo às questões abaixo:


  • quais metas pretendo alcançar?;

  • quais são os prazos para realizá-las?;

  • o que fazer para conquistá-las?;

  • entre elas, quais são as prioridades? 


Após responder a cada um dos tópicos, comece a executar seu planejamento de modo com que as circunstâncias, o tempo e os recursos estejam equilibrados entre pessoal e profissional. Exemplo:


Você planeja começar a praticar exercício físico (pessoal) e passar em um concurso público (profissional). Em vez de passar o dia e noite estudando para a prova, reserve a parte do dia que se sente menos produtivo para iniciar a academia. Se for uma pessoa que se concentra mais pela manhã, se matricule à noite, ou vice-versa. Assim, não negligencia nenhum dos âmbitos. Ficou claro? 

Utilize uma agenda para organizar seu tempo

Organização é a chave! Sim, parece mais um entre tantos clichês sobre o tema, mas organizar a rotina em uma agenda é de bastante proveito, por ter um apoio visual ajuda a não esquecer de nada e a estruturar um dia-a-dia otimizado. 


Faça as atividades mais difíceis por primeiro, por demandarem mais tempo e paciência, e depois, as mais tranquilas. Uma dica: anote TUDO, até mesmo as tarefas mais simples (até porque elas são facilmente esquecidas), quem nunca quase teve a energia elétrica cortada? 


Acredite, dar um check nas pendências será uma das partes mais prazerosas do seu dia e nunca mais irá esquecer de pequenas coisas, que se não feitas, dão uma baita dor de cabeça. Um exemplo, é quando se perde um grande cliente em potencial porque esqueceu de mandar um orçamento ou outras situações semelhantes. 

Aprenda a dizer não

Evite sobrecarregar sua agenda. Uma pessoa que está sempre disponível para os outros, é uma pessoa indisponível para os próprios benefícios. E, ao contrário do que pode parecer, estabelecer limites não está relacionado à falta de empatia ou comprometimento com o próximo, seja um chefe ou um familiar. 


Seja uma pessoa solícita, mas somente nos casos em que não prejudique seus planos ou negligencie seu descanso, ou ainda, que não fuja completamente das suas obrigações, especialmente quando os pedidos de favor são frequentes. 


Tem disponibilidade e disposição? Sente-se apto e confortável para atender o pedido? Se sim, o faça. Se não, decline o pedido com justificativas, principalmente no trabalho. Quer um exemplo? 


Se um dia antes da folga de um funcionário, o chefe o pedir para cobrir a ausência de um colega, uma boa resposta seria: 


“Infelizmente, não consigo cobrir dessa vez. Não estou a par das funções de fulano, e não quero atrapalhar o andamento do projeto, além disso, tenho um compromisso familiar na data solicitada. Mas, me ofereço para aprender as funções dele, e em outro momento, poder ajudar como precisam e me programar com mais antecedência.”

Pratique o autocuidado

Reserve tempo para você. O autocuidado não deve ser deixado em segundo plano, porque para uma vida profissional e pessoal bem sucedida, sua mente e corpo precisam estar saudáveis. 


Quantas vezes não rendeu o suficiente no trabalho ou não conseguiu curtir uma festa em família porque estava exausto? 


Existem diversas maneiras de autocuidado e cada pessoa escolhe seus hábitos de maior interesse e satisfação. Para alguns, descansar assistindo filme, para outros, fazer uma trilha. 


O importante é reservar um tempo para praticar algo que goste, sempre priorizando o descanso da mente e do corpo, o prazer e o bem-estar. 

Mantenha uma rotina de sono saudável


Por último, priorizar o sono serve como auxílio para o sucesso pessoal e no trabalho, pois o sono tem papel importante na regulação do humor, na diminuição de sintomas de estresse, ansiedade e depressão, fortalece o sistema imunológico e evita doenças crônicas, melhora a sociabilidade, a memória, a concentração e outras funções cerebrais. 


Juntos, os aspectos acima trabalham a favor de um indivíduo que busca o êxito integral em todas as áreas de sua vida. 


Técnicas de organização


Além das dicas apresentadas, apresentamos a gestão de projetos como a cereja do bolo. 


Isso mesmo! Ela não é exclusiva do ambiente de trabalho, e aplicar técnicas de gestão à sua vida pessoal pode ser extremamente benéfico, afinal, a administração, a gestão de pessoas, a postura, a oratória e as finanças, entre outras habilidades, não são pertinentes somente às empresas, concorda? 


Casa de ferreiro, não pode ter espeto de pau, ou seja, um bom gestor deve liderar a sua vida pessoa com a mesma maestria com que lidera sua equipe. Com estas dicas de equilíbrio entre os dois principais âmbitos da vida, e com noções de gestão de projetos, você facilita o sucesso em ambas! 

Postar um comentário

0 Comentários