Ser aprovado em um crédito nem sempre é fácil, mesmo quando é uma solicitação de cartão de crédito. Entretanto, quem está aposentado ou recebe pensão consegue um crédito muito melhor sem precisar se enfiar em dívidas.
Opções como o cartão consignado INSS ou até mesmo o empréstimo consignado são algumas das alternativas disponíveis para esse público, com juros mais baixos e maior prazo para o pagamento das parcelas.
Quer conhecer mais sobre o cartão consignado e outros tipos de crédito? Confira a seguir.
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma opção em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício do INSS. Simples assim!
Essa forma de pagamento garante que os bancos fiquem tranquilos, por isso as taxas de juros são mais baixas. É uma opção muito acessível e a aprovação é rápida, já que o pagamento é garantido.
Além disso, mesmo que o empréstimo desconte as parcelas do benefício, o valor a ser descontado não é alto. O desconto do empréstimo consignado para solicitações feitas por aposentados ou pensionistas é de até 35% do valor recebido.
Esse valor representa a margem consignável do empréstimo e existe para fazer com que a parcela não comprometa toda a renda do contratante.
Por exemplo, para um aposentado que recebe R$ 2.500,00 de aposentadoria e contrata um consignado, a parcela desse empréstimo poderá ser, no máximo, de R$ 875,00
Outro ponto positivo é que as parcelas são fixas e o prazo de pagamento é longo, sendo possível pagar em até 96 meses.
Cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser um bom aliado para a gestão financeira dos aposentados, e os bancos oferecem cartões com condições especiais para esse público.
Um exemplo são os cartões consignado e o de benefício, exclusivos para aposentados e pensionistas do INSS com vantagens como:
descontos em farmácias;
seguro de vida;
auxílio funeral;
taxa de juros baixa.
Esses cartões de crédito oferecem conveniência e flexibilidade para pagar as compras, espalhando os gastos ao longo do mês. Muitos cartões ainda têm benefícios extras, como programas de recompensas e seguros. Além disso, o valor mínimo da fatura é descontado do benefício do INSS.
Consórcios
Consórcios são uma alternativa legal para quem quer planejar a compra de bens ou serviços sem se afogar nos juros.
O funcionamento do consórcio é simples. A partir dele, um grupo de pessoas se reúne para formar uma poupança comum, e todo mês alguém é sorteado para receber a carta de crédito.
Os consórcios geralmente são feitos para a compra de um bem específico, como um carro ou uma casa. Por isso, nessa modalidade de crédito, o dinheiro não pode ser usado com qualquer coisa, apenas para a compra do bem específico.
A grande vantagem dos consórcios é que eles são livres de juros, tendo apenas uma taxa de administração para manter o grupo funcionando.
No entanto, para quem deseja acessar o crédito e fazer o que desejar com o dinheiro, o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado podem ser opções mais atraentes.
Financiamento
O financiamento é uma opção interessante para aposentados que querem comprar bens de maior valor, como imóveis ou carros. Os bancos oferecem condições especiais, com prazos mais longos e taxas de juros ajustadas.
O financiamento permite adquirir bens de alto valor com pagamento parcelado. As condições são geralmente amigáveis para quem recebe uma renda fixa, como os pensionistas, com prazos estendidos e taxas de juros competitivas. Isso facilita a compra sem apertar o orçamento.
0 Comentários