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No mundo dinâmico do varejo atual, a chave para o sucesso se traduz em oferecer aos consumidores uma experiência de compra integrada, independentemente do canal escolhido, poder pesquisar um produto online, experimentá-lo na loja física e finalizar a compra no conforto de casa, ou vice-versa, popularizado pelo termo omnichannel.
A estratégia constrói uma jornada de compra coesa e personalizada, atendendo às expectativas do público moderno, que valoriza navegar sem obstáculos entre diferentes canais de venda e manter a decisão de compra em mãos. A integração é tendência, e pode trazer benefícios aos empreendedores pela capacidade de alcançar mais pessoas.
Vantagens da integração:
Clientes engajados com a marca em todos os canais, desde a pesquisa online até a compra na loja física.
Mais oportunidades de venda e aumento do ticket médio, impulsionando a receita da empresa.
Ampliação da base de clientes com o alcance de novos públicos e fortalecimento do relacionamento com clientes já existentes.
Cada cliente é tratado com exclusividade, recebendo ofertas e atendimento adequados.
Exemplos de situações descritas como omnichannel:
Cliente pesquisa um produto online e existe a possibilidade de experimentá-lo na loja física.
Compra online com retirada na loja física, que faz a união entre praticidade e economia.
Pagamento online de produtos comprados na loja física, que agilizam o processo e evitam espera em filas.
Atendimento via chat online para auxiliar clientes em dúvidas e compras, mesmo que estejam na loja física.
Análise do comportamento de compra online para personalizar ofertas e campanhas de marketing.
Em 2024, o setor varejista registrou um aumento de 2,5% nas vendas em janeiro, na comparação com o mês anterior. Os destaques foram os setores de tecidos, vestuários e calçados (8,5%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%). A expectativa para o restante de 2024 é que o varejo continue crescendo, e mostra-se um momento positivo para ampliar os negócios e criar uma loja física.
Para abrir uma loja física, é necessário fazer uma sequência de pesquisas sobre mercado, público-alvo, finanças, documentação exigida e planejamento detalhado com primeiros passos, inclusive sobre os equipamentos indispensáveis para o espaço, como uma impressora térmica, balcão e computadores, por exemplo.
Integração de loja física e virtual: principais dicas
O primeiro passo é mapear todos os dados relevantes de produtos, como características, preços, quantidades em estoque e fotos de alta qualidade. É importante manter o estoque atualizado em tempo real, evitando frustrações aos clientes; para isso, invista em planilhas ou softwares específicos para catalogar a mercadoria eficientemente.
Outra alternativa para assegurar o sucesso da integração é apostar em estratégias que combinem as vantagens de cada negócio com ações de marketing que encaminhem os canais físico e virtual, direcionando os clientes para a opção mais vantajosa em cada caso.
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