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3 dicas para evitar golpes e fraudes em pagamentos digitais

 


O crescimento do e-commerce, impulsionado pelas facilidades tecnológicas e pelas restrições impostas à atividade comercial local durante a pandemia, trouxe consigo novas demandas, principalmente no que tange à segurança dos pagamentos online. Apenas em maio de 2024, os pequenos e médios empreendedores faturaram R$ 2,6 milhões em vendas online. 


Já no primeiro semestre de 2022 o país havia registrado mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no e-commerce, segundo o Mapa da Fraude, da ClearSale. A segurança dos pagamentos online deve ser um compromisso constante, com soluções robustas para combater golpes e fraudes, como clonagem de cartão, falsa central de atendimento, phishing e boleto falso, por exemplo. 


Principais formas de pagamento no e-commerce 


Não existe um único meio de pagamento que seja melhor para o e-commerce, o importante é oferecer algumas opções para garantir a satisfação dos clientes no checkout. Os meios de pagamento mais comuns são:

  • Cartão de crédito e débito, primeiro meio de pagamento aceito por todas as lojas virtuais, e geralmente a confirmação de pagamento acontece poucos minutos após concluir a compra. 

  • Pix, com transações em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. 

  • Boleto bancário, uma das opções mais populares entre as pessoas que não possuem cartão de crédito ou débito.

  • Carteiras digitais, com o dinheiro concentrado em uma conta digital, sendo possível realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de um cartão.

Para aproveitar o melhor do comércio eletrônico e evitar fraudes nos pagamentos, saiba quais práticas adotar para proteger-se nas operações. 

Seja cuidadoso ao realizar transações com boleto bancário

Em caso de parcelar no boleto, por exemplo, é indispensável estar atento ao destinatário da transação financeira. Recomenda-se verificar se os dados correspondem à empresa - os três primeiros números da sequência são o código do banco pelo qual o boleto foi emitido, e devem ser os mesmos que aparecem no documento. Só faça pagamentos com boletos gerados pelos canais oficiais da instituição, pois envios por e-mail, SMS ou WhatsApp podem apresentar fraude. 

Verifique a segurança do site 

Uma das principais dicas para conferir a credibilidade de um site é buscar pelos selos de segurança e pelo certificado SSL no cadeado ao lado da barra de endereço. Além disso, há outros passos para auxiliar na identificação, como pesquisas sobre avaliações do site, “HTTPS” presente na URL e política de privacidade do site. 

Monitore suas transações bancárias no pós-compra

Monitorar as transações financeiras é essencial para proteger o dinheiro e evitar fraudes, acessando regularmente o site ou aplicativo do banco para verificar os extratos. Para qualquer transação não reconhecida ou que pareça errada, entre em contato com a instituição financeira. O usuário ainda pode configurar alerta de transações por e-mail ou SMS para ser notificado sempre que uma compra for feita na conta.

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