O crescimento do e-commerce, impulsionado pelas facilidades tecnológicas e pelas restrições impostas à atividade comercial local durante a pandemia, trouxe consigo novas demandas, principalmente no que tange à segurança dos pagamentos online. Apenas em maio de 2024, os pequenos e médios empreendedores faturaram R$ 2,6 milhões em vendas online.
Já no primeiro semestre de 2022 o país havia registrado mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no e-commerce, segundo o Mapa da Fraude, da ClearSale. A segurança dos pagamentos online deve ser um compromisso constante, com soluções robustas para combater golpes e fraudes, como clonagem de cartão, falsa central de atendimento, phishing e boleto falso, por exemplo.
Principais formas de pagamento no e-commerce
Não existe um único meio de pagamento que seja melhor para o e-commerce, o importante é oferecer algumas opções para garantir a satisfação dos clientes no checkout. Os meios de pagamento mais comuns são:
Cartão de crédito e débito, primeiro meio de pagamento aceito por todas as lojas virtuais, e geralmente a confirmação de pagamento acontece poucos minutos após concluir a compra.
Pix, com transações em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Boleto bancário, uma das opções mais populares entre as pessoas que não possuem cartão de crédito ou débito.
Carteiras digitais, com o dinheiro concentrado em uma conta digital, sendo possível realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de um cartão.
Para aproveitar o melhor do comércio eletrônico e evitar fraudes nos pagamentos, saiba quais práticas adotar para proteger-se nas operações.
Seja cuidadoso ao realizar transações com boleto bancário
Em caso de parcelar no boleto, por exemplo, é indispensável estar atento ao destinatário da transação financeira. Recomenda-se verificar se os dados correspondem à empresa - os três primeiros números da sequência são o código do banco pelo qual o boleto foi emitido, e devem ser os mesmos que aparecem no documento. Só faça pagamentos com boletos gerados pelos canais oficiais da instituição, pois envios por e-mail, SMS ou WhatsApp podem apresentar fraude.
Verifique a segurança do site
Uma das principais dicas para conferir a credibilidade de um site é buscar pelos selos de segurança e pelo certificado SSL no cadeado ao lado da barra de endereço. Além disso, há outros passos para auxiliar na identificação, como pesquisas sobre avaliações do site, “HTTPS” presente na URL e política de privacidade do site.
Monitore suas transações bancárias no pós-compra
Monitorar as transações financeiras é essencial para proteger o dinheiro e evitar fraudes, acessando regularmente o site ou aplicativo do banco para verificar os extratos. Para qualquer transação não reconhecida ou que pareça errada, entre em contato com a instituição financeira. O usuário ainda pode configurar alerta de transações por e-mail ou SMS para ser notificado sempre que uma compra for feita na conta.
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