Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Economia e sustentabilidade: dicas para usar eletrodomésticos de forma inteligente


Ter práticas sustentáveis no cotidiano traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os seres humanos, visto que influencia na qualidade de vida. Atualmente, o surgimento de novas máquinas, novas formas de produção e inovações tecnológicas, apesar de positivos para o desenvolvimento da sociedade, trazem alguns impactos para a natureza — como poluição atmosférica, acúmulo de lixo eletrônico e comum, alta emissão de carbono, etc. 


Hoje em dia é praticamente impossível não contar com o auxílio de eletrodomésticos e o uso de smartphones, que, infelizmente, podem contribuir com os impactos negativos no meio ambiente. Entretanto, é possível usá-los de formas mais sustentáveis, o que pode ajudar a diminuir o impacto poluente deles no mundo e ainda proporcionar economia de recursos. 


Isso significa não só proteger o meio ambiente, mas também diminuir o valor dos gastos em casa com contas de energia e água. Além disso, garantir a durabilidade dos eletrônicos aumenta a vida útil dos aparelhos, o que permite a economia de dinheiro a longo prazo e também a diminuição do lixo eletrônico. 


3 dicas para escolhas inteligentes e sustentáveis


Optar por aparelhos com certificação de eficiência energética


Ao comprar novos eletrodomésticos, é essencial procurar os selos que indicam que o aparelho consome menos eletricidade, tornando-o mais econômico e sustentável. Por exemplo, ao comparar dois modelos de geladeiras, é preciso avaliar o consumo energético de cada um antes da compra. Aparelhos eficientes ajudam a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e diminuem os custos de energia.


Preferir produtos de alta qualidade


Produtos bem construídos e duráveis garantem maior durabilidade, ou seja, a substituição por um novo demora mais para ser feita. Isso reduz o risco de descarte prematuro e evita gastos desnecessários. Além disso, uma durabilidade alta dos eletrodomésticos também contribui para a redução de resíduos eletrônicos.


Utilizar tecnologia sustentável


Com a preocupação ambiental se tornando uma pauta importante em todos os setores, muitos eletrodomésticos modernos estão sendo equipados com sensores e temporizadores que otimizam o uso de água e energia. Além disso, há diversos dispositivos inteligentes que podem ser programados para desligar automaticamente, o que ajuda a diminuir a tarifa de energia elétrica.


Práticas sustentáveis no dia a dia


O consumo consciente evita desperdícios e gastos além da conta. Portanto, antes de comprar novos eletroeletrônicos, é fundamental avaliar as reais necessidades e evitar compras por impulso.  


Além disso, o descarte correto de eletrodomésticos e outros aparelhos diminui muito o impacto ambiental daquilo que não serve mais. Muitos materiais podem ser reutilizados ou reciclados, evitando que terminem em aterros sanitários e reduzindo o impacto ambiental.


Economia de energia e reaproveitamento de água


Algumas práticas simples podem resultar em economia significativa de energia elétrica. Para evitar o consumo do recurso em standby, basta desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Isso inclui carregadores de celular, televisores, micro-ondas e outros eletrodomésticos. 


Além disso, trocar lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED garante uma economia de até 25% de energia. Da mesma forma, aproveitar a luz natural durante o dia também ajuda a reduzir a necessidade de iluminação artificial.


Já em relação à água, é preciso ter atenção às práticas e aos aparelhos. Para lavar roupas, são normalmente utilizados 135 litros de água por ciclo. Por isso, reutilizar a água de uma máquina de lavar Consul — seja para lavar a área externa, calçadas, banheiros, etc. — é uma maneira sustentável de economizar e preservar a natureza. 


Além disso, manter torneiras e chuveiros fechados enquanto não são utilizados também reduz o consumo de água e traz alívio para as contas de casa. No mais, ao escolher produtos eficientes e praticar o consumo consciente, é possível desfrutar do conforto dos aparelhos modernos enquanto se contribui para a preservação ambiental. Reutilizar e prolongar o tempo de vida dos recursos, sejam eles os próprios eletrodomésticos ou água e energia, evita o aumento da poluição e também dos gastos.

Postar um comentário

0 Comentários