|
Will Recarey/ Salvador Bahia Airport |
O baiano Alessandro Peixoto, coordenador de Qualidade da VINCI Airports no Brasil, foi nomeado para presidência do Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (BASeT). Ele ocupará o posto no biênio 2024/2025. Para o mesmo período, Renato Lima, representante da CCR Aeroportos, foi escolhido como vice.
"O Grupo promove a união e interação colaborativa da indústria para discussão de diversos assuntos, que podem propor mudanças normativas, aplicação de melhores práticas e criação de manuais técnicos, tudo em prol da segurança da aviação civil", explica. Peixoto sucede Klaus Goulart Brum, coordenador sênior de Segurança Corporativa da LATAM. Ele presidiu o grupo entre os anos de 2022 e 2024.
O BASeT pode instituir subgrupos de estudos, que serão estimulados a apresentar trabalhos, estudos, relatórios e dados para o desenvolvimento de um produto, que é apresentado em até um ano para a indústria da aviação civil. Em 2024, o comitê contará com seis subgrupos, com temas como o emprego de inteligência artificial no processo de credenciamento aeroportuário, novas tecnologias para execução de vistorias e rondas no perímetro operacional e aprimoramento dos exercícios de segurança (AVSEC).
Peixoto avalia que estar à frente do grupo é importante, pois a segurança faz parte dos pilares fundamentais da VINCI Airports, concessionária que administra o Salvador Bahia Airport.
Esta é a primeira vez que a VINCI Airports possui um representante ocupando a presidência do Grupo, mas sua relação com o BASeT existe desde a sua criação, com a participação de funcionários da Concessionária do Aeroporto de Salvador e da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia nos projetos e produtos desenvolvidos em gestões anteriores, como o Guia de Ações para Fortalecer e Empoderar os Profissionais de Segurança da Aviação Civil, o Manual do Sistema de Gerenciamento da Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita - SGSE, o Manual de Conscientização em Segurança Cibernética na Aviação Civil, Diretrizes para Avaliação do SGSE, Relatório Técnico do Estudo de Inspeção da Bagagem de Mão Realizada Remotamente, entre outros.
"Quero fortalecer a cultura da segurança, que é algo feito por todos. Então, vamos produzir materiais que ajudem tanto os passageiros como os profissionais que trabalham nos aeroportos, para poder mostrar a importância de todos nesse processo", concluiu.
Sobre o BASeT
Instituído pela Resolução nº 542, de 18 de fevereiro de 2020, o grupo reúne a ANAC, operadores aéreos, operadores aeroportuários, representantes da Polícia Federal, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Secretaria Nacional de Aviação Civil e instituições de classe da comunidade de aviação civil dedicados a planejar e orientar o setor da aviação civil por meio da definição de uma agenda de ações e projetos nacionais para melhorar a segurança da aviação civil brasileira.
Assim, o comitê atua em discussões, análises, tratamento e abordagem de proposições de ações relacionados a atos de interferências ilícitas (AVSEC), como ataques cibernéticos, invasões, sequestro de aeronaves, atentados com bombas e outras ameaças.
0 Comentários