Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

“Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras”, afirma novo presidente da AIR

Divulgação

Em discurso de posse bastante aplaudido, o novo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, se disse motivado a combater todo tipo de censura ou ameaça aos veículos de comunicação dos países que integram a entidade.

“Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras”, afirmou Tonet, que completou: “eles são pequenos e passam. Sempre passaram, e, historicamente, o jornalismo profissional e independente de nossas emissoras continuou e aqui está, porque somos grandes no mister e na responsabilidade de nossas atividades. E haveremos de continuar, porque temos consciência de nosso papel como pilar da democracia. Quanto aos ditadores, a história – a mais implacável das juízas – há de colocá-los no malquerer da memória humana coletiva onde os já pretéritos se encontram”.

Durante jantar no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), que contou com a presença de mais de 150 convidados brasileiros e estrangeiros, Tonet lembrou que “talvez o maior problema seja a assimetria regulatória em relação à radiodifusão. Não se pode mais conviver com a total ausência de responsabilidade destas corporações internacionais”.

Ao parabenizar Tonet pela eleição, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressaltou a experiência do novo presidente da AIR no tratamento de assuntos da radiodifusão.

“Dono de uma larga experiência e de um dos mais completos e respeitados currículos do setor, Tonet cumprirá, com brilhantismo, mais uma jornada inédita no desenvolvimento de temas que são caros à radiodifusão brasileira e internacional. Tenho a convicção de que Tonet imprimirá sua marca na defesa intransigente da liberdade de imprensa e de expressão”, afirmou Lara Resende.

Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Tonet tem uma notável capacidade de diálogo. “Isso é uma das coisas mais importantes para quem tem protagonismo na radiofusão, porque o setor tem a reponsabilidade de levar o mundo real para as pessoas. Um mundo muitas vezes crítico, outras vezes informativo, lúdico, cultural, mas que tem a missão de informar”, pontuou o governador.

Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que “celebramos a posse do Brasil. Não tenho dúvida de que Tonet vai desempenhar um grande papel à frente da AIR, se somando à ABERT, no Brasil, e a todas as entidades, em todos os países afiliados, para que a gente consiga manter a radiodifusão forte no mundo”.

Delegações de radiodifusores das Três Américas que compõem a AIR participaram da solenidade, além de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, empresários e representantes das principais emissoras de rádio e TV brasileiras, parlamentares, embaixadores e autoridades do governo local e federal.

Ao final do evento, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, entregou a Tonet o dispositivo que aciona a iluminação do monumento, que se cobriu de azul em homenagem à AIR.

Postar um comentário

0 Comentários