Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

O que você precisa saber antes de iniciar uma reforma

O que você precisa saber antes de iniciar uma reforma
Nosso Estúdio 

Com o isolamento social enfrentado nos últimos meses, as vendas de material de construção no Brasil dispararam. Isso porque, o fato de as pessoas ficarem mais em casa, tem despertado um desejo em reformar ambientes. Apesar do aumento do desemprego e redução da renda, esse comportamento surpreendente para um momento de crise é reflexo de dois fatores: o auxílio emergencial e valorização da casa durante a quarentena.

Mas o que precisamos ficar atentos é que antes de iniciar uma reforma, há uma série de procedimentos que precisam ser respeitados para não colocar em risco seu investimento.

Pensando nisso, o assistente de Engenharia do Nosso Estúdio Kaique Ladeira, separou 5 dicas para quem quer dar uma repaginada na casa:

 Tenha definido e claro tudo o que será feito na obra antes de iniciar. 

O projeto reduz erros e, portanto, custos adicionais. Anote todos os seus pontos de interesse, contrate um escritório que vai te orientar a definir o que é viável e executável e você terá menos dor de cabeça com mudanças e imprevistos durante o processo de execução.

 

2° Tão importante quanto se preocupar com o que será feito é se preocupar em como fazer.

Contrate uma empresa capacitada em analisar as condições dos elementos que serão mantidos, que tenha conhecimento técnico para avaliar a composição e como foi feito cada um deles para melhor eliminação ou reaproveitamento de, por exemplo, uma parede. Se é de bloco, qual bloco? Se é de drywall, qual o espaçamento entre placas? Cheque as instalações como água, gás, elétrica e rede de ar-condicionado para não haver nenhum vazamento. Com a ajuda de um profissional habilitado, certifique-se de que estão de acordo com as normas e/ou em bom estado e se o estado das tubulações da edificação estão adequadas e não vão interferir direta ou indiretamente no resultado e desempenho da sua reforma. Em caso de reformas em casas, é sempre recomendado fazer um estudo de Impacto de Vizinhança, quando se refere a serviços em divisas de muros ou algum outro serviço que possa impactar em danos para eles.

 

 Se atente ao melhor custo benefício em relação a técnicas e materiais.

Existem diversos materiais e formas de aplicar que variam de acordo com o mercado e resultados semelhantes podem ser atingidos com custos variáveis. Faça pesquisa de mercado e lembre-se de ter pelo menos três orçamentos diferentes para o mesmo serviço ou material para poder ter base de negociação e noção do mercado.

 

 Tenha prazo.

A indústria da construção (sim, já é considerada uma indústria) é a mais subjetiva quando se trata de definir prazo. Isso se dá pois, diferente da indústria convencional, o produto fica estático e quem se movimenta é a mão de obra. Isso abre nichos de interferência de serviços, travas entre etapas subsequentes e dificuldade na conservação do serviço executado. Com logística e planejamento, pode-se diminuir esse risco e otimizar o tempo, fazendo com que o rendimento seja maior e tenha constância.

 

 Contrate um profissional terceirizado qualificado e confie na empresa que irá gerenciar.

Ter uma boa equipe de obra é imprescindível. Mas ter uma empresa de gestão da obra é ter a garantia de planejamento, estudo do ambiente, controle financeiro, gestão do tempo para cumprir o prazo e gerenciamento de equipe através do controle de qualidade. Todas as dicas ficam muito mais simples quando se tem alguém com qualidade técnica e bagagem para te instruir e guiar os passos para o melhor resultado da sua reforma. Tendo a garantia dos serviços prestados, consultoria e garantia de eliminação de dores de cabeça quando o assunto é gestão da obra.

 

Sobre o Nosso Estúdio

Muito além dos projetos e das obras, o Nosso Estúdio une arquitetura e engenharia, oferecendo soluções a partir de um propósito, unindo profissionais, fornecedores e clientes através da ideação, inovação e realização.

 

Fundado em 2011, com o nome de Studio 7, o escritório hoje é comandado pela engenheira Ana Alves em parceria com diversos colaboradores de diferentes segmentos, tendo como princípio que negócios são feitos entre pessoas e não entre empresas.

Apoiados nos recursos e potencialidades de uma metodologia inteligente, BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção),  a consultoria contempla a construção de processos necessários para viabilizar, sustentar e desenvolver o empreendimento do cliente, desde a aquisição do terreno, concepção dos projetos e o gerenciamento de obras, otimizando tempo e custo e minimizando erros e riscos.

Através de uma metodologia de trabalho colaborativa, o Nosso Estúdio desenvolveu um modelo de negócios baseado na análise do comportamento dos profissionais, de forma a descobrir suas necessidades, desejos e expectativas, gerando, desta maneira, novos produtos, serviços e experiências com técnica, qualidade e simplicidade.

Atualmente com treze colaboradores, a empresa possui em seu portfólio, clientes como Andrade Gutierrez, Gafisa, Lock Engenharia, Conx, Renata Marques Arquitetura, Santander, entre outros, além de mais de cinquenta obras e reformas para clientes finais. Sempre trabalhando com projetos exclusivos e pensados especialmente para cada um.

Postar um comentário

0 Comentários