Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

DORMIR COM VENTILADOR LIGADO FAZ MAL À SAÚDE? A CIÊNCIA EXPLICA

Esse é um problema muito recorrente no nosso país: durante ondas de calor, fica realmente complicado dormir a noite, especialmente para quem não tem ar condicionado em casa. Como esse é um luxo que pouco podem ter, muita gente precisa solucionar a questão com ajuda de um ventilador.

Mas afinal de contas, faz mal para nossa saúde dormir a noite com o ventilador ligado? A ciência explica abaixo.

Normalmente, costumamos escutar por aí que esse é um costume que não faz bem para a nossa saúde, seja na mídia ou em conversas por aí. Mas especialistas afirmam que tudo isso não passa de conversa fiada.

“Não existe nada em um ventilador que é tóxico”, disse o médico Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill, na cidade de Nova York.

Mas, claro, alguns cuidados precisam ser tomados. Por exemplo, qualquer coisa que causa um movimento rápido do ar, como é o caso de um ventilador, pode evaporar a umidade de nossa boca e de nossas narinas, deixando-as secas.

O vento soprado pelo ventilador também pode fazer a poeira dos quartos circular, o que pode incomodar muita gente, especialmente quem tem alergias.

Horovitz afirma que se você for dormir com o ventilador ligado, o recomendado é que você o deixe a uma certa distância de sua cama e que o vento não seja jogado diretamente sobre você. O médico também sugere a instalação de filtros de ar nos quartos e a aplicação de solução nasal durante o dia para evitar o ressecamento do nariz.

Além disso, o ar frio pode causar algumas contrações musculares, algo que faz muita gente por aí acordar com dores no pescoço pela manhã.

Já se você possui o privilégio de poder dormir com ar condicionado, Horovitz também passou algumas dicas. O ideal é que o vento também não seja jogado diretamente sobre você e que a temperatura fique acima dos 20 graus.

POR JOSÉ ELIAS MENDES - Acredite ou Não

Postar um comentário

0 Comentários