Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Terra Madre Brasil é lançado em evento de gastronomia em São Paulo

ASCOM SDR/CAR 
A agricultura familiar da Bahia mostrou a força do rural baiano na abertura do Mesa São Paulo 2019, nesta quinta-feira (24). A abertura do Palco Tendências teve a presença dos representantes de cinco cooperativas apoiadas pelo Governo da Bahia, que anunciaram sua participação no evento e divulgaram o Terra Madre 2020, evento que acontecerá em Salvador, no período de 11 a 14 de junho.
As cooperativas presentes apresentaram para o público produtos derivados de licuri, umbu, maracujá do mato, castanha, nibs de chocolate e café, junto com fundador do Slow Food, Carlo Petrini, que destacou a importância do trabalhado realizado na Bahia para a agricultura, o meio ambiente e para o futuro do planeta.
Petrini também convidou os presentes para o Terra Madre Brasil 2020, encontro mundial das comunidades do alimento: “É muito importante que o Terra Madre 2020 venha a acontecer no estado da Bahia, porque é neste lugar de muitíssima sensibilidade pelos agricultores, meio ambiente e saúde das pessoas. Esta política é muito importante para o futuro do planeta e eu penso que a reunião de todos os países merece abraçar a Bahia por esta ideia forte de atração pela agricultura familiar, a biodiversidade e por todos os produtos de fortaleza que o Slow Food realizou no Brasil”. 
No Mesa São Paulo, as cooperativas da agricultura familiar expõem seus produtos no estande localizado no Espaço Farofa, organizado pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur).
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, presente no Mesa São Paulo, afirmou que é uma grande oportunidade para as cooperativas divulgarem seus produtos, que são diferenciados para esse tipo de mercado: “Além disso, a gente está tendo a oportunidade de divulgar o Terra Madre Brasil, que acontecerá na Bahia. Portanto, nós temos aqui toda a possibilidade levar para nosso estado esse público, chefs de cozinha, estudantes, proprietários de restaurantes e os consumidores de modo geral, que podem conhecer as maravilhas da nossa agricultura familiar”. 
Participam do Mesa São Paulo  a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), além do Assentamento Dois Riachões, que possuem investimentos do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR. 
O presidente da Cooperacaju, Icaro Rennê, afirmou que está sendo um grande prazer participar do evento e apresentar as castanhas de caju do Nordeste da Bahia: “O público aqui, da alta gastronomia, está tendo a oportunidade de conhecer a riqueza dos produtos da Bahia, a qualidade das nossas castanhas, a qualidade de outros produtos da Bahia, está tendo uma grande aceitação do público presente no Mesa São Paulo”.

ASCOM SDR/CAR

Postar um comentário

0 Comentários