Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância discute em Salvador os 50 anos desta metodologia de ensino no país

A Secretaria da Educação do Estado participou, nesta quinta-feira (12), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, da Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância do Brasil (CONPAB), que prossegue até esta sexta (13). O evento, realizado pela União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), visa compreender o processo histórico de construção da Pedagogia da Alternância no país durante os 50 anos de sua trajetória, além de sua relevância, contextualização e papel atual no cenário brasileiro, a partir da concepção de educação contextualizada do campo. O evento, que conta com a participação de educadores e estudantes que vivenciam a Educação do Campo, teve a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa no evento.
Durante a conferência, o secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) através da adoção da Pedagogia da Alternância. “É importante quando um movimento como este, da alternância, tem pessoas que se dispõem a sistematizar as experiências, refletir e trazer conceitos para que a gente possa expandir a concepção do que é uma metodologia tão forte como esta. Neste momento, de representação do governador Rui Costa, é importante que todos saibam que estas pessoas têm muito valor para a gente, pois trabalham em prol do desenvolvimento da Educação do Campo”, salientou.
O presidente da UNEFAB, José Claudino Capeline, destacou a Pedagogia da Alternância com uma prática voltada para a formação integral dos jovens do campo. “A Pedagogia da Alternância nasceu em 1968, no Estado do Espírito Santo e se espalhou para todo o país e, hoje, nós temos jovens que estão neste regime, que é um grande projeto que dá sustentabilidade para a vida desses jovens. Por meio da Pedagogia da Alternância, o jovem fica um período na escola e outro em casa, sem parar de estudar. O interessante é que ele leva a família a estudar na medida em que coloca em prática o que ele aprende na escola. No geral, o benefício disso é uma formação integral”, explicou.
A conferência também contou com a presença da superintende de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Manuelita Falcão Brito; do Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; da presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Anatércia Ramos Lopes Contreiras; do presidente da Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), Antônio da Silva Brito; do diretor da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Tiago Pereira; dentre outras autoridades.
Programação - A conferência é composta por painéis sobre temas como: “A pedagogia da alternância no Brasil (1969 a 2019) – caminhos, desafios e perspectivas – panorama no Brasil e no mundo”; “Olhando os pilares dos CEFFA’S e suas interfaces com a educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas”; e “Educação do campo e pedagogia da alternância como elemento do desenvolvimento local e sustentável: desafios, avanços e perspectivas”. Além disso, também inclui o Seminário Regional de Amostras de Experiências em Clima, Água e Educomunicação para Convivência com o Semiárido”. Outro destaque, é a Feira de Saberes e Sabores das EFA’s, que conta com exposições de produtos oriundos da agricultura familiar.

Postar um comentário

0 Comentários