Adsense


Últimas

Moradores denunciam volume baixo dos resevatórios de água de Amargosa

A falta de água e a baixa nos reservatórios que abastecem o município de Amargosa tem preocupado moradores da Zona Rural e Urbana. Uma foto divulgada por vários internautas através das redes sociais mostra o estado crítico que se encontra a barragem do Riação, que também abastece a cidade.



Há alguns anos a população tem denunciado o estado em que se econtra os reservatórios de água de Amargosa, bem como os rios de toda região. A Embasa informou que a barragem do Timbó está com apenas 1/3 (33%) de sua capacidade normal.
Nesta terça - feira (28), a Prefeitura Municipal tem divulgado uma imagem nas redes sociais conscientizando a população para economizar água, pois o nível pluviométrico está baixíssimo. "Economize água imediatamente."
O outono começou e com ele o gasto de água continua bastante alto, bem como a temperatura. Segundo dados da Embasa, o calor deste período faz o consumo aumentar em até 30%, em relação às outras estações do ano. 
A companhia revela ainda que medidas simples como desligar o chuveiro para tomar banho ou trocar a mangueira pelo balde pode desonerar a conta de água em até 50%. 
Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
- Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento. 
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto. 
- Se tiver a opção, use a meia descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você poderá economizar 8 litros por descarga. 
- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem. 
- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros. 
- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto. 
- Lave frutas e verduras numa bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez. 
- Para limpar entradas, caminhos e calçadas, use a vassoura em vez da mangueira. 
- Reduza gradualmente a frequência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas. 
- Não regue o jardim nos períodos mais quentes do dia; faça-o de manhã cedo ou à noite.
Fonte: Criativa On Line

Nenhum comentário