Consumir salada de lentilha durante na véspera de Ano-Novo é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte financeiramente.
INGREDIENTES
- 2 litros de água
- 4 colheres (sopa) de vinagre branco
- 4 colheres (sopa) de cheiro-verde
- 2 xícaras (chá) de lentilha
- ½ xícara (chá) de azeite
- 1 pimentão vermelho , picado
- 1 cenoura , ralada
- Sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem as lentilhas e deixe-as de molho, por cerca de 3 horas.
- Em uma panela, coloque a água e as lentilhas. Leve ao fogo e até que as lentilhas estejam bem macias. Escorra e coloque-as em uma tigela. Reserve.
- Na tigela com as lentilhas, acrescente os demais ingredientes e misture bem. Reserve.
- Leve à geladeira de um dia para outro. Antes de servir, misture bem
- Você sabia? Com cerca de 30% de suas calorias vindas de proteína, as lentilhas têm o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo (nome que recebem as variedades da planta Cannabis e o nome da fibra que se obtém destas, que tem, entre outros, usos têxteis). A planta é uma fonte barata e essencial de proteína em muitas partes do mundo, especialmente na Ásia Ocidental e no subcontinente indiano, que têm grandes populações vegetarianas. Estas sementes são deficientes em dois aminoácidos essenciais, a metionina e a cisteína. As lentilhas também contêm fibras alimentares, ácido fólico, vitamina B1 e minerais. Hoje em dia existem muitas receitas com este alimento, como a salada de lentilha por exemplo.
- Lentilhas têm sido parte da dieta humana desde o período neolítico, sendo uma das primeiras culturas agrícolas domesticadas no Oriente Médio. Evidências arqueológicas mostram que elas eram consumidas de 9.500 a 13.000 anos atrás. Do Oriente Médio, as lentilhas se espalharam para a Europa do sul e central e para o norte de África.
Fonte: Receita na mesa - iG
0 Comentários