Bahia registra 7 casos suspeitos de Mpox em 2026; cinco foram descartados e não há óbitos

Reprodução - Shutterstock

A Superintendência de Vigilância 7 cssos  suspeitos de Mpox na Bahia em 2026, conforme o fluxo de vigilância que prevê notificação imediata, investigação e confirmação laboratorial específica.


Após a conclusão de etapas do fluxo laboratorial confirmatório e da investigação epidemiológica:
      1.    Caso de Vitória da Conquista (BA): reclassificado
O caso de uma mulher atendida em Vitória da Conquista, anteriormente registrado como suspeito de Mpox, teve diagnóstico confirmado para varicela pelo fluxo laboratorial e foi reclassificado nos sistemas oficiais, de acordo com os critérios diagnósticos vigentes.
      2.    Caso com origem em Osasco (SP): caso de Mpox importado
Um caso envolvendo homem oriundo de Osasco (SP) está sendo tratado, para fins de consolidação epidemiológica, como caso importado, pois o paciente já chegou à Bahia com sintomas e apontou São Paulo como provável local de contaminação. O CIEVS Bahia já solicitou ao Ministério da Saúde a retificação do estado de notificação para São Paulo, permanecendo na Bahia o registro do atendimento assistencial realizado em Salvador.

Consolidação dos 7 casos notificados em 2026:
      •     5 casos descartados (resultado laboratorial negativo)
      •     1 caso reclassificado para varicela (encerrado para Mpox, ou seja, negativo)
      •     1 caso de Mpox importado, com retificação para o Estado de São Paulo em andamento junto ao Ministério da Saúde

Até o momento, não há registro de óbito por Mpox na Bahia.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
google.com, pub-4517328706674529, DIRECT, f08c47fec0942fa0