Divulgação A jornalista Valéria Mercês, egressa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está à frente de um projeto que une ...
![]() |
Divulgação |
A jornalista Valéria Mercês, egressa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está à frente de um projeto que une sonho pessoal, transformação social e o poder da comunicação comunitária: a criação de uma rádio estudantil no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa (BA), instituição onde cursou o ensino médio.
Natural do município, Valéria sempre teve o desejo de fundar uma rádio escolar. Ainda adolescente, chegou a criar um blog de notícias do colégio, chamado Pedroca na Net. Na época o sonho foi interrompido, mas em 2025 o projeto finalmente ganhou vida com o nascimento da Pedroca News, a rádio estudantil que agrega criatividade, compromisso social e participação ativa dos estudantes.
Intitulado LabCom – Laboratório de Comunicação, o projeto idealizado e conduzido por Valéria está na ativa desde o início do ano letivo de 2025 e trabalha com os estudantes a história do rádio, noções básicas de jornalismo, técnicas de produção, locução e roteirização. As atividades integram aulas teóricas, dinâmicas de grupo, vivências comunicativas e práticas interativas.
Estrutura e programação
Sensível à realidade do ensino público, a jornalista amargosense desenvolveu uma metodologia adaptada à infraestrutura da escola, utilizando equipamentos simples como caixas de som, microfones improvisados e atividades lúdicas. A proposta é que todos os alunos, independentemente de sua condição social, possam vivenciar o fazer jornalístico e desenvolver habilidades de comunicação, escuta e expressão.
A Pedroca News está no ar com programação diária no horário do almoço, aproveitando o tempo livre dos estudantes em período integral. A grade de programas contempla conteúdos informativos, musicais, entrevistas, debates, mensagens motivacionais e quadros temáticos com abordagem de temas relevantes como saúde mental, meio ambiente, cidadania, educação, diversidade e direitos das mulheres.
Mais do que ensinar técnicas jornalísticas, o projeto tem promovido autoestima, senso de pertencimento e protagonismo juvenil. A maioria dos participantes é composta por adolescentes moradores da periferia ou da zona rural de Amargosa, jovens que agora têm um espaço legítimo de fala e construção coletiva dentro do ambiente escolar.
“Esse projeto é uma forma de devolver à minha comunidade aquilo que a comunicação me proporcionou. É uma semente de transformação social. Eu acredito no poder do jornalismo comunitário como ferramenta de mudança, especialmente quando colocamos os jovens como protagonistas. E espero que esse seja apenas o começo de algo maior, que possa se expandir para outras escolas e cidades”, afirma Valéria Mercês.
A rádio escolar Pedroca News é a materialização de um sonho que ultrapassou o tempo. É também uma experiência viva da força da educação pública aliada à escuta ativa, à linguagem juvenil e ao compromisso com a transformação social. A história que Valéria começou a escrever como estudante, hoje ecoa nas vozes de uma nova geração.
Criativa Online
Nenhum comentário