Últimas:

latest

Adsense

Vai estudar em SP? Confira 4 dicas essenciais para a vida universitária 

  Ingressar em uma universidade na maior metrópole da América Latina é o sonho de muitos estudantes do ensino médio no Brasil.  A cidade de ...

 


Ingressar em uma universidade na maior metrópole da América Latina é o sonho de muitos estudantes do ensino médio no Brasil. 

A cidade de São Paulo é onde estão algumas das melhores universidades, todas muito bem conceituadas em rankings internacionais, sem contar com as universidades particulares que também são referências.

Para quem vem de fora da cidade para estudar, pode ser um desafio e tanto saber exatamente quais bairros morar, por onde começar a procurar as melhores oportunidades de moradia e trabalho, além de lugares para conhecer. E se você está preparando a sua mudança para São Paulo para estudar, confira essas dicas valiosas a seguir!


Saiba se locomover e priorize a segurança

A cidade tem uma das maiores redes de transporte público do mundo – e é essencial saber se o bairro que pretende morar tem fácil acesso de transporte, uma vez que isso vai impactar na sua qualidade de vida.

Estando perto de metrôs e terminais de ônibus, você poderá ir até o campus sem problemas e ainda poderá aproveitar os melhores passeios culturais que SP oferece – e, é claro, isso vem acompanhado de uma preocupação especial com sua segurança. Converse com alguns moradores de São Paulo e pesquise bastante sobre quais trajetos podem ser perigosos e em quais horários antes de tomar uma decisão.


Bairros para morar

São Paulo é gigante, e cada bairro tem suas próprias características. Vale a pena dar uma volta pelos bairros que pretende morar para conhecer um pouco mais o local. O melhor lugar para você vai depender do seu objetivo.

Se você vai estudar na USP, vale a pena investir em bairros como Butantã, Pinheiros e outros bairros da zona oeste, pois são próximos ao campus; quem for estudar na Unicamp, pode procurar por moradia no Barão Geraldo e nas redondezas. Mas se você vai para o Mackenzie, por exemplo, a região central é a melhor opção – Bela Vista, Consolação e Santa Cecília estão ao lado do campus. 

É possível encontrar studios em São Paulo com uma proposta de integração com outras pessoas nos bairros citados, o que pode ser bom para criar amizades.

E se você vai para uma das universidades públicas, há casos em que os estudantes podem ficar em alojamentos estudantis dentro do campus durante o período da graduação. Vale a pena conferir as regras também.


Participe da vida universitária e aproveite passeios culturais

A vida universitária vai muito além das aulas e das provas. As universidades paulistas oferecem uma diversidade de atividades extracurriculares, como grupos estudantis, atividades de integração, oportunidades de desenvolvimento profissional (como empresas juniores) e eventos culturais.

Ao chegar em SP, fique sempre atento à agenda de eventos da Universidade e da cidade como um todo – o Vale do Anhangabaú, Paço das Artes, Sala São Paulo, Pinacoteca e vários museus e SESCs estão te aguardando para cursos culturais, esportivos ou eventos como shows e teatro.


Conquiste uma rede de apoio

Por ser muito grande, São Paulo pode ser muito desafiadora para quem vem de fora. Ter uma rede de apoio é fundamental para se cuidar e se manter conectado a outras pessoas que podem estar na mesma situação de mudança. Convivendo com outros estudantes e moradores pode proporcionar o suporte necessário para os desafios diários.

Nenhum comentário