Istock Há quem goste de plantas e flores, e elas vão muito além da estética. Os ambientes decorados com vegetação natural impactam positivam...
Há quem goste de plantas e flores, e elas vão muito além da estética. Os ambientes decorados com vegetação natural impactam positivamente o bem-estar, aumentam a produtividade e melhoram a saúde física e mental.
Estudos apontam
Elas purificam o ar, e muitas espécies de plantas também simbolizam boas energias, atraem prosperidade e promovem um ambiente tranquilo e acolhedor. Um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelou que a introdução de plantas no ambiente de trabalho aumentou a produtividade dos funcionários em até 15%.
Segundo essa pesquisa, a vegetação melhora a qualidade do ar e cria um ambiente visualmente mais agradável, o que tem o poder de reduzir o estresse e melhorar o humor dos colaboradores.
O ambiente fica mais saudável: plantas como espada-de-são-jorge e jiboia são conhecidas por purificar o ar, pois absorvem substâncias tóxicas comuns em ambientes fechados, como o benzeno e o formaldeído.
Outra pesquisa publicada pela American Psychological Association aponta que o simples ato de cuidar de uma planta traz sensação de realização e conexão com a natureza, e isso ajuda no bem-estar geral.
Decoração natural
Incorporar plantas e flores na decoração é uma das principais tendências no design de interiores. Para a casa, a presença de plantas grandes, como costela-de-adão, cria pontos focais elegantes. Para escritórios, as plantas menores, como suculentas e cactos, são escolhas populares, por demandarem menos cuidados e manterem a aparência fresca por muito tempo, além de caberem na mesa.
Nos últimos anos, o conceito de “urban jungle”, que consiste em uma decoração repleta de plantas, vem conquistando adeptos que buscam uma estética mais verde e um estilo de vida mais conectado à natureza.
Escolha bem
Em muitas culturas e tradições, algumas plantas específicas possuem energias e significados. Tais como:
Bambu-da-sorte: como o próprio nome já diz, essa planta atrai prosperidade. Ao posicionar o bambu em locais de trabalho ou na entrada de casa, a energia positiva e o sucesso são certos;
Jade: com folhas espessas e brilhantes, a planta jade simboliza riqueza. Diz-se que ela atrai fortuna, ideal para escritórios e áreas de trabalho;
Lavanda: utilizada em aromaterapia, a lavanda possui aroma relaxante, que reduz o estresse e ajuda na ansiedade. Deve ser posicionada em áreas de descanso, como o quarto ou até no travesseiro, para promover calma;
Espada-de-são-jorge: como dito, ela purifica o ar, mas também é considerada uma planta de proteção que afasta energias negativas. Na porta de casa, não tem erro;
Alecrim: traz concentração e clareza mental, ótima para escritórios e locais de estudo.
Para escolher bem, um ótimo ponto de partida é encontrar uma floricultura em São Paulo para transformar o ambiente de trabalho e a própria casa.
Como aderir
Que as plantas são mais do que meros itens decorativos, já se sabe, mas agora é importante saber como incorporar nos ambientes. Sugestões:
Localização adequada;
Variedade de espécies;
Cuidado com água;
Iluminação artificial.
As plantas amam luz natural, como janelas e áreas iluminadas, e pode-se misturar diversas plantas para um ambiente rico e interessante, com plantas altas e baixas. Em ambientes com pouca luz natural, luzes de cultivo garantem a energia que as plantas precisam. Para o cuidado, muitas das plantas citadas não precisam de regas constantes, pois são de baixa manutenção.
Nenhum comentário