Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Adega em casa: passo a passo para criar o espaço perfeito para seus vinhos

 

Freepik

Montar uma adega em casa é o sonho de todo amante de vinhos. Além de garantir a conservação ideal das garrafas, o espaço dedicado a elas valoriza a decoração e proporciona um ambiente sofisticado. 


Para criar esse espaço, é importante considerar fatores como o tipo de armazenamento, o controle de temperatura e umidade, além do estilo do ambiente. Seja em um cantinho na sala, seja em um cômodo exclusivo, uma adega bem planejada transforma a experiência de degustar vinhos.


Se você está em busca de móveis e acessórios para compor sua adega, aproveite os descontos Tok&Stok para encontrar peças elegantes e funcionais. Desde adegas climatizadas até estantes modernas e prateleiras especializadas, é possível montar um espaço prático e bonito para os seus vinhos. Confira as dicas!

Escolha o local ideal

Uma adega precisa de um local exclusivo para ela, preferencialmente longe da luz solar, que pode deteriorar seus vinhos. Não é à toa que, em documentários ou filmes, esse espaço costuma ficar no porão das casas, um local com pouca luz natural.


No entanto, nem todas as pessoas vão conseguir montar uma adega subterrânea e, caso isso não seja possível, um canto da sala ou um armário adaptado podem funcionar bem, desde que atendam às necessidades de temperatura e umidade.

Defina o tipo de adega

Existem dois tipos de adega que podem ser montados em casa, a adega climatizada e a passiva. A primeira é a mais comum e envolve utilizar um eletrodoméstico para controlar a temperatura do ambiente em que os vinhos se encontram.


Já a adega passiva não possui esse controle, sendo mais indicada para quem pode instalar a adega em um ambiente naturalmente climatizado. Esse segundo caso é ideal para quem tem um porão próprio para armazenar os vinhos.

Escolha as prateleiras e os suportes

Móveis e suportes serão importantes para armazenar corretamente os vinhos. Aqui é interessante pensar que as garrafas precisam estar na posição horizontal, para que as rolhas estejam sempre em contato com a bebida, o que evita seu ressecamento.


Você pode pesquisar por estantes e suportes específicos para vinhos, desde modelos compactos até sistemas moduláveis, que se adaptam ao espaço disponível.

Controle a temperatura e a umidade do ambiente

Temperatura e umidade são duas questões muito importantes para quem está montando uma adega em casa. Os vinhos, para manterem seu sabor e sua qualidade, não devem ser expostos a altas temperaturas ou a ambientes com baixa umidade.


O ideal é ter tudo muito bem controlado, com a temperatura variando entre os 12°C e 18°C e a umidade entre 50% e 80%. Se o local escolhido não oferecer essas condições naturalmente, será necessário montar uma adega climatizada ou investir em um sistema de controle de temperatura e umidade.

Adapte a decoração

A decoração faz toda a diferença na hora de montar a sua adega. Escolha móveis, revestimentos e acabamentos que combinem com o estilo do ambiente. Além disso, foque na ideia de funcionalidade e durabilidade, para garantir que esses itens durem por muitos anos.


O revestimento de madeira ou de pedras costuma estar entre as primeiras opções, ainda mais por remeter à mistura de rústico com sofisticado. De qualquer forma, se você desejar algo mais moderno e minimalista, pode seguir essa ideia sem medo, o importante é não perder a funcionalidade do espaço.

Aposte nos acessórios certos

Para aprimorar ainda mais a sua adega, invista em acessórios como termômetros para monitorar a temperatura, higrômetros para controlar a umidade e decantadores. Se necessário, considere a ideia de instalar um ar-condicionado, para manter a temperatura sempre na média ideal, de 12°C a 18°C.


Além disso, estantes para taças e espaços para acessórios de vinho, como saca-rolhas e preservadores de vinho, podem ser úteis e ainda fazem parte da decoração, trazendo todo um charme para o ambiente.


Postar um comentário

0 Comentários