Últimas:

latest

Adsense

A primeira impressão conta: a importância de uma fachada bem cuidada

Freepik Você já ouviu aquele ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? Ele é muito comumente usado para falar de pessoas, mas tamb...

Freepik

Você já ouviu aquele ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? Ele é muito comumente usado para falar de pessoas, mas também pode ser aplicado aos imóveis e, principalmente, às fachadas. Nem sempre entramos em uma casa, mas sempre conseguimos ver a frente dela e, a partir disso, criamos uma opinião sobre o todo. 

Por isso, as fachadas desempenham um papel tão importante para valorizar ou desvalorizar um imóvel. Mas, afinal, como torná-las mais bonitas? Além de investir em uma boa tinta emborrachada e itens decorativos, é importante traçar um plano que faça sentido esteticamente. Abaixo, você confere algumas dicas para ter a sua fachada sempre bem cuidada. 

A fachada é a responsável pela primeira impressão

Quando imaginamos a decoração de um imóvel, é comum pensar logo em uma sala bem decorada, em um quarto superelegante ou em uma cozinha moderna e funcional. Entretanto, muitas vezes esquecemos que, no dia a dia, quem desempenha o papel principal na estética de um imóvel é a fachada. 

Isso porque não vivemos no mundo das revistas ou sites especializados, onde é possível acessar um cômodo sem ver a entrada ou o conjunto da obra. No dia a dia, vemos muito mais fachadas do que ambientes internos, e isso faz com que elas se tornem essenciais, influenciando principalmente dois pontos: a valorização do imóvel e a percepção de vizinhos e visitas.

A valorização do imóvel

Na hora de estabelecer o valor de um imóvel, diferentes aspectos são colocados na balança: número de cômodos, localização, metragem e fachada! Essa última estabelece diretamente a visão que as pessoas terão do imóvel e pode ser usada para subir o preço de venda ou de aluguel. 

A percepção de vizinhos e visitas

Seguindo a lógica da primeira impressão é a que fica, as fachadas desempenham um papel fundamental na visão das pessoas que vivem próximas ao imóvel ou que irão fazer uma visita. Ao ter uma entrada bonita, a casa demonstra maior cuidado, receptividade, aconchego e zelo por parte dos proprietários.

Afinal, como manter a fachada bonita?

Depois de entender o papel da fachada em um imóvel, é comum se fazer essa pergunta. Afinal, será que eu tenho feito o bastante? Como manter a minha fachada sempre bonita? Bom, isso vai depender de uma série de fatores! 

Siga o estilo da casa 

O primeiro ponto a se considerar é o estilo da sua casa. Muitas pessoas acreditam que a fachada deve conversar com a estética das demais da vizinhança, mas isso nem sempre é verdade. Você deve considerar primeiro o estilo da sua casa para manter o conjunto em harmonia, e depois pensar na vizinhança.

Pinte regularmente

A pintura é um dos aspectos que mais chama a atenção quando o assunto são as fachadas. É bem comum que, nessa área, a tinta se desgaste com maior facilidade por conta da exposição aos agentes externos. Portanto, a dica é investir em produtos de qualidade e fazer a pintura regularmente.

Escolha materiais de qualidade 

A dica serve tanto para a tinta, quanto para os demais itens usados na fachada. Os revestimentos, o acabamento e os materiais escolhidos devem ser de extrema qualidade. Isso vai garantir tanto a beleza da fachada quanto a segurança. 

Aposte na decoração

Foi-se o tempo em que a decoração era um aspecto apenas interno nas casas. Hoje, é possível brincar com as possibilidades também na fachada, explorando itens decorativos, bem como o uso de plantas e revestimentos diferentes. 

Invista na fachada

Ter uma fachada sempre bonita requer investimento contínuo, tanto de tempo quanto de dinheiro. Portanto, programe-se para que seja possível fazer as manutenções adequadas, mantendo a frente da sua casa sempre bonita.


Nenhum comentário