Neste mês de setembro, a Uesb aprovou dois novos cursos de Doutorado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Agora, a Universidade conta com o Doutorado em Geografia, no campus de Vitória da Conquista, e o Doutorado em Relações Étnicas e Contemporaneidades, no campus de Jequié, com previsão de início das primeiras turmas para 2025.
Com essa novidade, a Uesb chega a 13 cursos de doutoramento em seus três campi, o que demonstra o compromisso da Instituição em impactar a sociedade local e regional por meio de produções acadêmicas e científicas relevantes. Desse total de cursos, sete foram aprovados nos últimos 5 anos. Segundo o reitor, professor Luiz Otávio de Magalhães, essa conquista significa novos pesquisadores atuando na região, “desenvolvendo pesquisas complexas, que exigem tempo e dedicação integral, em áreas essenciais para a ciência e para a cidadania, e possibilitando um incremento na captação de recursos para pesquisa que serão investidos em nossos campi e nas cidades em que atuamos”, pontua o reitor.
A aprovação desses cursos foi em Programas que tiveram o conceito elevado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 3 para 4. “Isso revela um esforço do corpo docente e das coordenações dos dois programas envolvidos, o forte apoio financeiro e técnico como o AuxPPG [Auxílio Financeiro aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu] e a autoavaliação”, explica o professor Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).
Os novos doutorados – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), a professora Fernanda de Alcantara aponta alguns dos passos para a concretização. Segundo ela, foi necessário investir em produção intelectual, trabalhos de pesquisa, de extensão, no processo de internacionalização e em um alcance do Mestrado em Geografia, por meio de um esforço coletivo e de qualidade dos professores e alunos do Programa.
“É uma contribuição para redução das desigualdades na distribuição dos cursos de pós-graduação, em especial doutorado no Brasil, que são concentrados no Sul e Sudeste do país. Além disso, contribui com o fortalecimento e com a qualidade dos profissionais de Geografia egressos da Uesb”, defende a coordenadora.
O destaque para a aprovação do curso de Relações Étnicas e Contemporaneidade se dá na continuidade de produções científicas que contribuem na luta de grupos minoritários. De acordo com o coordenador do curso, professor Danilo Pinto, são mais de 200 mestres que contribuem diretamente com essas pautas. “Sabemos da responsabilidade que o Doutorado nos traz e estamos abertos à recepção de pesquisadores não apenas da região, mas de todo o país e do mundo, sem nunca esquecer nossa identidade que atuará em convênios internacionais em uma perspectiva amefricana e decolonial”, explica.
O ciclo de avaliação das propostas de novos cursos em 2024, feito pelo Conselho Técnico-Científico da Capes, ainda não foi encerrado. A Uesb ainda tem duas propostas de cursos em andamento, que são o Mestrado em Direito (em associação com as outras Universidades Estaduais da Bahia) e o Doutorado em Química.
0 Comentários