google-site-verification: googledefc2a782b7eae23.html Rinite alérgica pode ser agravada com o tempo seco; saiba como se prevenir

Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Rinite alérgica pode ser agravada com o tempo seco; saiba como se prevenir

Reprodução

 
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), o Brasil vem enfrentando uma das secas mais severas da sua história, com um ar altamente insalubre. A baixa umidade deixa a atmosfera mais propícia a acumular substâncias nocivas, incluindo poluição, mofo, pólen e todo tipo de microrganismo nocivo para a saúde.

Para quem sofre de rinite alérgica, essas condições climáticas são um grande agravante para seu quadro de saúde. O problema é caracterizado por se manifestar da mesma forma que qualquer outro tipo de alergia, porém afetando diretamente o sistema respiratório. A concentração de alérgenos no ar causa uma reação quase imediata com o organismo, causando sintomas mais recorrentes no clima seco.

A rinite alérgica se manifesta a partir da inflamação das mucosas do nariz, que por sua vez é causada por esses agentes irritantes. Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe, incluindo espirros frequentes, congestão nasal, coceira no nariz, olhos e garganta, além de alterações no olfato e paladar.

Como se proteger do clima seco?

Durante esse período de secura e baixa qualidade do ar, existem algumas medidas que podem ser tomadas para se proteger dos malefícios do clima. Quem sofre de rinite alérgica ou qualquer outra doença respiratória precisa tomar cuidados redobrados, já que são as pessoas mais afetadas nessas circunstâncias.

O primeiro passo é cuidar bem da hidratação, que é sempre muito importante para a saúde. De forma generalizada, os especialistas indicam que todos devem beber pelo menos dois litros de água diariamente para conseguir manter cada sistema do organismo funcionando adequadamente. Nos dias mais secos, quanto mais água for possível beber, melhor!

Manter a casa arejada também é importante, já que ambientes fechados concentram agentes alérgenos com mais facilidade. Portas e janelas precisam ficar abertas mesmo nos dias frios, enquanto travesseiros, cobertores, toalhas e outros itens de uso pessoal precisam ser devidamente higienizados; de preferência, também devem tomar um banho de sol regularmente para eliminar os ácaros.

Investir em um purificador de ar anti ácaro também é uma boa alternativa para melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Esse produto é capaz de eliminar as impurezas presentes na atmosfera, garantindo um ar mais leve e melhor de respirar. O ideal é dispor de um desses em todos os principais cômodos da residência, incluindo quartos e sala de estar.

Postar um comentário

0 Comentários