google-site-verification: googledefc2a782b7eae23.html Mulheres do Recôncavo Baiano concorrem ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Mulheres do Recôncavo Baiano concorrem ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

 Samira Maria Peixoto e Luciana Luz são duas mulheres empreendedoras do Recôncavo Baiano e, embora atuem em nichos diferentes – com hidromelaria e uma startup na área de soluções para resíduos, respetivamente –, elas têm características em comum: possuem trajetórias de esforço e dedicação em seus negócios e estão concorrendo ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ambas participam na mesma categoria: ciência e tecnologia.

Além do reconhecimento da caminhada empreendedora, o prêmio também tem como propósito inspirar mulheres de todo o Brasil a investirem em seus sonhos transformando suas realidades por meio dos negócios. As participantes concorrem na etapa estadual. As vencedoras nesta fase avançam para a etapa nacional, quando concorrerão ao título de Empreendedora Destaque do Brasil.

Para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa ímpar para a valorização do que tem sido desenvolvido pelas mulheres Brasil afora e, em especial, as mulheres baianas e do Recôncavo que concorrem e participam do prêmio mostrando seu potencial e talento.

À frente da San’mielle Hidromelaria LTDA, uma microempresa situada no município baiano de Cruz das Almas, Samira revela a sensação de participar do concurso pela primeira vez. “É uma experiência única e desafiadora, além do reconhecimento de uma jornada repleta de dedicação, aprendizado e superação. Vejo como uma oportunidade para dar mais visibilidade à minha empresa e aos processos que realizamos promovendo, sobretudo, a sustentabilidade e o fortalecimento da apicultura na Bahia. Outro ponto importante é a questão do empoderamento feminino nos negócios, pois essa iniciativa mostra que nós, mulheres, podemos inovar e liderar setores muitas vezes dominados por homens e é meu caso na produção de bebidas”, conta Peixoto.

Os desafios são muitos, como aponta a empreendedora, mas a contemplação de alcançar voos cada vez maiores inspira a seguir investindo no mundo dos negócios. “Enquanto mulher empreendedora, sempre foi necessário me posicionar com firmeza e resiliência, provando que a inovação e a liderança feminina podem caminhar juntas. Enfrentei não só os desafios operacionais e de mercados, mas também a necessidade constante de mostrar que mulheres podem e devem ocupar esses espaços. A realização de transformar a San’mielle em uma hidromelaria pioneira na Bahia, me traz muito orgulho e é uma conquista imensa, fruto de muito esforço e aprendizado”, reforça ao lembrar a importância do prêmio idealizado pelo Sebrae.

O prêmio, além de permitir que as empreendedoras possam se conectar e trocar experiências entre si, também fomenta um ambiente de apoio e incentivo no caminho do fortalecimento do papel das mulheres para a economia.

“É claro que ganhar será uma conquista incrível, mas independente do resultado, essa jornada permite me conectar com outras mulheres empreendedoras, aprender com as suas histórias e compartilhar a minha experiência. Também vejo o prêmio como uma plataforma para mostrar que o empreendedorismo feminino pode protagonizar setores inusitados, como é a área de bebidas”, conclui a empreendedora.

Quem também comemora e está na expectativa é a sócia proprietária da startup Start Solidarium, Luciana Luz. Ela investe no negócio há pelo menos dois anos e meio, no município de Governador Mangabeira. “É uma alegria imensa receber o reconhecimento pelo impacto gerado pelos produtos desenvolvidos e serviços realizados com o propósito de fomentar práticas sustentáveis. O fortalecimento de nossa voz potencializa nossas ações, incentivando novas empreendedoras a buscarem seus potenciais, unindo suas experiências à criatividade”, lembra ao trazer a inovação como desafio constante.

Luciana participou da consultoria Sebraetec e reconhece o apoio da entidade para o desenvolvimento de sua empresa. “O Sebrae me acolheu desde o início com orientação, me estimulando ao crescimento e abrindo novos caminhos. Sou mãe solo e sei o quanto é difícil dar conta de todas as responsabilidades, obter conhecimentos e receber oportunidades. A cobrança e os desafios femininos são enormes. Minha expectativa com o prêmio é poder alcançar mais mulheres com a minha história e mostrar que é possível produzir, gerar emprego e renda com o que temos, agregando uma boa ideia, observando o entorno e se dedicando incansavelmente ao propósito”, finaliza Luz.

Postar um comentário

0 Comentários