O Muay Thai é uma arte marcial originária da Tailândia com mais de 2 mil anos de história. Também chamado de boxe tailandês, o esporte ficou muito popular no Brasil por conta de seus benefícios, que englobam tanto a saúde física quanto a mental. Sua característica mais marcante são os golpes, em que são empregados todos os membros do corpo, tornando a prática intensa e completa. Confira, a seguir, as principais curiosidades sobre essa luta.
A história do Muay Thai
O Muay Thai é fundamental na história da Tailândia e surgiu como um método de defesa utilizado pelos tailandeses para combater invasões de outros povos. Armas como espadas, lanças, machados, bastões e outras eram empregadas na luta, mas, com o tempo, foram gradualmente sendo retiradas da prática.
O uso desses instrumentos causava graves ferimentos, não só aos inimigos, mas também aos praticantes, seja em combate ou em treinamento. Por essa razão, os tailandeses começaram a desenvolver um estilo de luta sem eles, adaptando os movimentos e golpes, transformando o Muay Thai como é conhecido hoje.
O esporte conta com golpes diversos, utilizando praticamente todo o corpo: as duas mãos, os dois cotovelos, os dois joelhos e as duas canelas e pés. Essa característica do Muay Thai fez com que ele ficasse conhecido como “a luta das 8 armas”.
A expansão do Muay Thai e sua incorporação à cultura tailandesa é atribuída ao Rei Tigre, que é uma das principais figuras históricas do país e um de seus maiores lutadores. Durante seu governo, o monarca se disfarçava para participar de combates e campeonatos e permaneceu invicto por longos anos. Além disso, ele foi responsável pelo ensino da luta nas escolas, não deixando a prática limitada apenas ao seu exército.
Benefícios para a saúde
O Muay Thai é uma atividade física intensa que promove a melhora da saúde e do condicionamento físico do praticante. Estima-se que em uma hora de aula é possível perder de 700 a 900 calorias, e esse valor pode até aumentar de acordo com a intensidade, nível e metabolismo do praticante. O alto gasto calórico auxilia a controlar o peso e o emagrecimento.
A saúde de todo o sistema cardiorrespiratório também é beneficiada pela luta. Durante a prática, a ativação dos pulmões é intensificada para fornecimento de energia (oxigênio) para os músculos. Esse processo melhora a capacidade pulmonar e, consequentemente, aumenta a frequência cardíaca para o bombeamento de sangue, fortalecendo o coração, dilatando vasos sanguíneos e diminuindo o risco de hipertensão.
Além disso, a prática exige a repetição de movimentos e golpes, o que permite o fortalecimento e a definição dos músculos, aumento da resistência física e melhora da flexibilidade, agilidade e reflexos do corpo. Toda a musculatura do corpo é beneficiada, inclusive o core, que mantém a postura.
A liberação de endorfina, associada aos exercícios físicos, também é essencial para diminuir a ansiedade e o estresse. Ainda, o esporte exige concentração e disciplina, o que também auxilia a manter o foco em situações fora do ringue.
Equipamentos necessários
Os equipamentos podem variar de acordo com a categoria dos lutadores. Entretanto, alguns deles são comuns a todas as modalidades, como luvas de Muay Thai, protetor genital, protetor bucal, ataduras, caneleiras e shorts.
Nas categorias até 18 anos, podem ser utilizados também capacete, protetor de tórax, joelheiras e cotoveleiras.
Principais regras
No Muay Thai, os golpes como socos, joelhadas, cotoveladas e chutes são permitidos.
São proibidos cabeçadas, mordidas, técnicas de wrestling e de imobilização.
Golpes na cabeça não são permitidos na categoria até 14 anos. Nas demais categorias, golpes em todas as partes do corpo são permitidos (com exceção da genitália).
0 Comentários