Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Tempo de deslocamento e trabalho: o impacto da mobilidade corporativa na produtividade

 

Wachiwit/iStock

No mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito ao mercado de trabalho e seus diversos setores, a mobilidade corporativa tem se mostrado um fator elementar no que se refere a produtividade dos colaboradores. 


Conforme os dados divulgados pela World Resources Institute (WRI), cerca de 80% dos deslocamentos que ocorrem nos grandes centros urbanos acontecem em detrimento de fatores ligados a estudo ou trabalho. Outros estudos também apontam que os congestionamentos impactam diretamente na perda de lucros. 


Qual é o impacto do tempo de deslocamento na produtividade? 


O tempo que os trabalhadores gastam no transporte diário pode ser um sério problema quando o assunto é a produtividade. 


Segundo dados divulgados pela Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito e o Sebrae, os moradores de grandes centros urbanos passam, em média, o equivalente a 21 dias por ano no trânsito, considerando as horas diárias que permanecem nos transportes.  


Conforme a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o brasileiro gasta, em média, 2 horas por dia no trânsito — considerando tanto o transporte particular quanto o público nessa análise. Esse tempo prolongado em deslocamento, além de aumentar o cansaço físico e mental, afeta o tempo disponível para atividades pessoais, resultando em uma motivação menor e menos eficiência no expediente de trabalho. 


É importante destacar que trabalhadores que enfrentam longos deslocamentos para trabalhar tendem a ter níveis mais altos de estresse. Isso resulta na redução da qualidade do trabalho realizado. Por essa razão, a otimização da mobilidade corporativa pode ser uma excelente estratégia para melhorar significativamente a qualidade de vida dos colaboradores e a produtividade. 


Como oferecer uma boa mobilidade corporativa? 


Em síntese, para as empresas que desejam melhorar a sua mobilidade corporativa, há uma série de estratégias que podem ser adotadas. Uma das soluções é disponibilizar transporte corporativo, como vans ou ônibus fretados, permitindo aos funcionários deslocarem-se de forma mais confortável e direta até o ambiente de trabalho. 


Além disso, também, é possível flexibilizar os horários de entrada e saída, permitindo que os colaboradores evitem horários de pico. Uma das opções mais flexíveis e econômicas encontra-se ligada ao aluguel de veículos. 


Ao recorrer a uma locadora de carro, a empresa consegue oferecer ao colaborador a possibilidade de deslocar-se de maneira mais conveniente e eficiente, sem a necessidade de depender exclusivamente do transporte público. As locadoras oferecem pacotes e tarifas ajustáveis, permitindo um melhor controle dos gastos com transporte. 


Isso é particularmente vantajoso para empresas que precisam de flexibilidade na gestão da mobilidade, pois os veículos podem ser alugados por períodos específicos, como durante projetos temporários ou em épocas de alta demanda. Essa solução também evita os custos associados à manutenção e depreciação de veículos próprios.


No fim, investir em uma mobilidade corporativa mais eficiente é uma excelente estratégia para garantir que os colaboradores tenham a qualidade de vida necessária para serem mais produtivos e satisfeitos com o trabalho. Esse movimento, consequentemente, contribuirá direta e indiretamente para o sucesso dos negócios.

Postar um comentário

0 Comentários