Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Olimpíadas 2024 devem inspirar visuais para academia

 

 Foto: Alexandre Loureiro/COB

Com o início em julho de 2024, as Olimpíadas de Paris já estão na agenda de milhares de pessoas, tanto dos atletas quanto dos espectadores. A estimativa, segundo o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, é de que cerca de 300 mil pessoas estarão presentes na abertura do evento. 


Pensando nisso, as delegações dos países que participarão dos jogos se empenharam e produziram uniformes inovadores e tecnológicos, que podem servir de inspiração para muitas pessoas, inclusive nas academias e para quem gosta de roupa fitness. 


Na última Copa do Mundo (2022), modelos e fashionistas criaram uma trend apelidada de “Brazil Core”. Elas passaram a usar peças e acessórios relacionados ao Brasil e ampliaram o uso do verde e do amarelo em diversos tipos de situações. A estética viralizou. 


Da mesma maneira, as Olimpíadas, considerada a maior competição do mundo, segundo relatório da BBC News, têm elementos sociais e culturais que formam tendências. A moda, a música e a arte refletem o espírito olímpico e, através dos uniformes, com suas cores, estampas e cortes inovadores, atingem diversos públicos.


Para os fiéis da musculação, a escolha das roupas esportivas para a prática dos exercícios físicos respeita até os menores detalhes. Eles investem em produtos com tecidos que garantem não apenas conforto e praticidade, como também beleza e confiança. Muitos estão sempre por dentro das tendências.


Os uniformes dos Jogos Olímpicos, portanto, devem servir de inspiração para quem faz atividade física, em termos de ergonomia, beleza e estilo.

Seleção do Brasil


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) descreveu os uniformes do Brasil para os jogos olímpicos apontando “traços elegantes da moda francesa, mas com a brasilidade expressa em cada detalhe”. Em parceria com a varejista Riachuelo, a escolha foi representar, através das roupas, a fauna e a flora, com onças, araras e tucanos demonstrando a biodiversidade do país.


Os uniformes foram customizados na cartela de cor que faz alusão à bandeira do Brasil. Estão presentes tonalidades de azul-escuro, amarelo e detalhes em verde-escuro. Além da paleta, as formas e linhas foram exploradas na produção. O casaco azul do time possui traços diagonais e a calça amarela, com barras pretas nas laterais.


Essas características devem inspirar visuais para a academia. Mulheres que geralmente optam pelo uso de roupas básicas, como calça legging fitness de cores neutras, podem apostar no uso do amarelo, destaque nos uniformes, e no tom escuro de azul. 


A escolha de estampas com linhas diagonais e uma modelagem ampla, com tecidos versáteis e bolsos, é outro elemento do uniforme brasileiro que pode influenciar o público. Nesse sentido, a tendência dos bolsos nas roupas de academia pode expandir e servir de inspiração para casacos, blusas, calças e short fitness com bolso.

Inspiração internacional


Além do Brasil, a anfitriã e outras seleções dos jogos não poderiam ficar de fora das tendências. A criatividade dos uniformes franceses, australianos e cubanos chamaram a atenção com a customização detalhada.


O time francês, assim como o do Brasil, se inspirou na própria bandeira, utilizando gradientes das cores azul, branco e vermelho nos uniformes. Estes podem servir também de inspiração para looks de academia.


Já o time da Austrália poderá inspirar quem busca por um estilo mais diverso, como short-saias, camisas largas e curtas. Além disso, a delegação australiana também trouxe o uso das cores verde e amarelo, mostrando que a paleta está presente no sport style mundial.  


O time de Cuba não fica de fora das inovações. Para a abertura da cerimônia, o designer francês Christian Louboutin deu destaque para uma produção cortês, com ternos e roupas formais. Tanto os trajes quanto os uniformes dos atletas destacaram o vermelho e o branco da bandeira, com o uso do preto nas peças inferiores. As três cores podem, também, servir de inspiração na escolha do visual esportivo.

Time de voluntários dos jogos


Além das opções para os atletas, foram produzidos uniformes para a equipe voluntária dos jogos olímpicos. O Comitê Organizador de Paris desenvolveu peças com funcionalidade e conforto, com elementos que simbolizam a França, sede escolhida para o evento.


Para a equipe de organização, os uniformes foram feitos com o uso de bordados e gradientes, a partir de um design ecológico. O tecido foi tecnologicamente produzido para se adaptar às diferentes condições climáticas. Além disso, casacos e calças têm partes removíveis e podem se transformar em coletes, casacos de manga curta ou bermudas.


Postar um comentário

0 Comentários