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Estratégias de marketing para empresas locais: atraindo a comunidade


Com a tecnologia e a internet revolucionando todos os setores, ampliando alcance de empresas e abrindo novas possibilidades, mesmo empresas locais não podem deixar de usufruir dos benefícios do mundo tecnológico em que estamos caminhando. Afinal de contas, empresas locais exercem papel significativo, principalmente em pequenas cidades, onde muitas vezes precisamos de roupas ou produtos a pronta-entrega e não há tempo para aguardar a chegada do item ao comprar em um marketplace, por exemplo.

Quem acredita que vendedores locais estão de mãos atadas na internet é porque ainda não conhece o poder do SEO local. Fazer a otimização local, caso o foco do vendedor seja realmente sua própria região, poderá posicioná-lo bem para que seus produtos cheguem, por meio da internet, a possíveis clientes. Mas como fazer isso? A resposta é simples: usando estratégias de marketing para empresas locais. A seguir, confira as principais dicas para atrair a comunidade.

Estratégias para atrair o público local

Quando o SEO é local, é possível abordar dezenas de estratégias funcionais que já foram postas em prática por grandes empresas e deram certo. Porém, promover o marketing boca a boca, em redes sociais, além de alguns outros fatores, pode ajudar a atrair um público selecionado de forma mais rápida. Saiba como fazer isso.

Marketing de boca a boca

Para quem não sabe, o marketing de boca a boca é uma das ferramentas mais poderosas para promover um negócio local. Quando os clientes falam bem da empresa, isso cria um nível de relevância e confiança que nenhum outro tipo de marketing pode alcançar. 

Portanto, apostar em estratégias para incentivar o boca a boca é extremamente útil. Para isso, será preciso oferecer produtos ou serviços de alta qualidade e um atendimento que diferencie o negócio dos outros concorrentes. 


Muitas vezes caímos nas estratégias de marketing boca a boca e nem sabemos. A estratégia mais utilizada hoje por empresas nas grandes e pequenas cidades é o programa de indicação. 

Sabe aquele desconto ou recompensa adquirida ao trazer novos clientes para o salão de beleza da esquina ou até mesmo para a assistência de informática prestada por algum conhecido? Ambos casos fazem parte do marketing boca a boca.

Uso das redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para empresas locais. Elas permitem que empresas se conectem diretamente com a comunidade, compartilhem novidades, promoções e eventos e interajam com os clientes de forma mais pessoal e imediata. 

Crie perfis ativos em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. Postar regularmente e responder a comentários e mensagens rapidamente pode fazer uma grande diferença.

Para engajar a comunidade, poste conteúdos que sejam relevantes e interessantes para os moradores locais. Isso pode incluir histórias sobre sua empresa, perfis de funcionários, eventos locais ou até mesmo curiosidades sobre a história da cidade. Use hashtags relacionadas à sua área para aumentar a visibilidade e alcançar mais pessoas na região.

Participação em eventos

Outro ponto interessante é participar de eventos comunitários. Seja patrocinador de feiras locais, festivais e competições esportivas. Além disso, ao expor a marca, a empresa terá a oportunidade de interagir diretamente com os moradores, construir relacionamentos e ganhar a confiança. Considere também organizar os próprios eventos, como workshops, palestras ou atividades recreativas. 

Parcerias

Por fim, formar parcerias com outras empresas locais pode ser extremamente benéfico. Ao colaborar com negócios que compartilham um público-alvo semelhante, é possível aumentar a visibilidade e atrair novos clientes. Essas parcerias podem envolver promoções conjuntas, eventos colaborativos ou até mesmo pacotes de serviços combinados.

Seguindo cada uma dessas etapas, o negócio local estará aplicando as principais estratégias de marketing que podem atrair a comunidade. Após atrair, basta seguir com os serviços ou produtos de qualidade para fidelizar os clientes. Viu como não é difícil usar a internet a favor do seu negócio local?


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