Freepik
Com exceção de eventos corporativos ou atrelados a ocasiões oficiais, o dress code tem se tornado cada vez mais versátil, tanto para homens quanto para mulheres. Antes, um homem usar um tênis despojado em uma cerimônia de premiação na TV seria visto com olhos tortos, mas, atualmente, é algo comum e que evidencia como a cultura e a moda mudam conforme seu tempo.
A origem dos códigos de vestimenta pode ser identificada em vários momentos na história. Muitas vezes, a roupa tinha função social, diferenciando grupos da elite do restante da população. Ainda hoje, uma roupa assinada por uma grife agrega status a quem a veste, mesmo que uma peça de design muito similar possa ser comprada e usada por qualquer pessoa.
Entenda a diferença entre os principais dress code
Na moda, os estilos e códigos de vestimenta são categorizados para facilitar a criação de designers, mas também para determinar a conduta das pessoas nos lugares, de acordo com a situação. Obviamente, um evento que pede trajes formais visa padronizar o visual de seus participantes, diferente de um resort que reúne pessoas com objetivos de diversão.
Casual
O estilo casual é o do dia a dia, dos momentos de lazer e totalmente despretensioso. É aquele em que as pessoas conseguem se vestir com mais liberdade, já que não existe uma regra específica de roupa a ser utilizada. Aqui entram peças como chinelos, shorts e bermudas, regatas, cores e estampas. O conforto é a palavra principal.
Esporte fino
Já o esporte fino já possui elementos mais particulares. Ele ainda não pede trajes completos, como terno e gravata, mas é composto de roupas mais sóbrias e sofisticadas. Pense em um casamento realizado durante o dia e em local aberto, os convidados podem usar roupas mais leves, mas ainda assim dentro de um parâmetro em comum.
Formal
Aqui podemos considerar terno e gravata para homens, e o conjunto de saia-lápis e camisa para mulheres. O dress code formal está bastante associado aos ambientes corporativos, que pedem uma conduta menos focada no indivíduo e mais no seu papel naquele contexto. O blazer é a peça fundamental nesse dress code, para homens e mulheres.
Black tie
Sendo ele o mais estrito entre todos os dress codes, o black tie é sinônimo de status e ocasiões muito importantes. Basta lembrar de cerimônias como a noite do Oscar, em que os homens fazem uso de terno completo, com gravata-borboleta, e as mulheres desfilam com longos vestidos deslumbrantes.
Peças que fazem diferença em um look esporte fino moderno
É válido lembrar que o estilo casual muda conforme a cultura de cada lugar. Em alguns países, usar uma túnica de linho cru dos pés à cabeça pode ser considerado um traje casual, enquanto no Brasil, a roupa de praia é o exemplo mais visual. E no caso do esporte fino, alguns elementos conseguem modernizar o dress code. Confira.
Calça jeans reta
Sim, uma calça jeans reta e de lavagem tradicional consegue harmonizar com uma camisa básica e compor um visual esporte fino para homens e mulheres. A dica é acertar no comprimento da barra e manter o look limpo de elementos visuais que não conversem com esse dress code.
Camiseta básica
Um look esporte fino também pode ficar mais moderno ao trocar a camisa por uma camiseta básica. Aposte em tecidos nobres, como algodão pima, e tonalidades neutras. Você pode usar tecidos texturizados, adicionando informação visual na composição, sem pesar no resultado final.
Acessórios minimalistas
Cintos de design clássico, óculos de sol e joias. O dress code esporte fino pode ser adaptado com elementos modernos, principalmente nos acessórios. Use esse recurso com cuidado, pois o excesso de acessórios pode pesar no look e tirar a proposta do dress code que é um meio-termo entre o formal e o confortável.
0 Comentários