Popularmente conhecida como fígado gordo, a esteatose hepática surge como resposta a um excesso de nutrientes na dieta, abuso de álcool e outras situações mais raras de doenças metabólicas de ordem genética. Uma das preocupações, no entanto, é que doença é silenciosa.
“O mais comum é que a doença seja diagnosticada durante a realização de uma ultrassonografia abdominal. O fígado gorduroso tem um aspecto típico ao ultrassom, que pode ser também visto em outros exames, muitas vezes de forma incidental, como tomografia ou ressonância magnética de abdome, ou mesmo por meio de uma biópsia hepática”, comenta a Dra. Patrícia Marinho, hepatologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+.
Nos exames laboratoriais de sangue, os pacientes podem apresentar dosagens de enzimas hepáticas elevadas (aminotransferases), sendo que alguns apresentam alterações nas taxas de gorduras no sangue (dislipidemia) ou no metabolismo da glicose.
Além disso, a médica explica que a infiltração gordurosa do fígado (esteatose) pode evoluir para um quadro de inflamação do órgão, igualmente assintomático, que por sua vez pode evoluir para a cirrose, condição que, em fases avançadas, pode causar sintomas como acúmulo de líquidos no abdome (ascite), hemorragia digestiva alta, que se manifesta clinicamente por vômitos de sangue vivo ou com fezes muito pretas, icterícia e confusão mental (encefalopatia hepática). Nos estágios mais avançados, a doença associa-se a maior risco de tumores no fígado e, eventualmente, o câncer pode ocorrer mesmo em pacientes ainda sem cirrose.
Mudar o estilo de vida é fundamental
O tratamento se baseia no conhecimento da causa da esteatose, que pode ser por excesso de peso, alterações nas dosagens de gorduras do sangue ou no metabolismo da glicose; abuso de álcool; e algumas doenças metabólicas mais raras.
“As situações mais comuns são excesso de peso e alterações metabólicas. Nesses casos, a doença tem como principal tratamento uma dieta balanceada e atividade física regular, além de restrição do uso de álcool nos casos pertinentes”, destaca Patrícia.
Algumas medicações podem ser utilizadas de forma complementar em casos em que haja inflamação do fígado, após avaliação de um hepatologista. Entretanto, como a grande maioria dos casos está associada ao crescente número de pacientes com sobrepeso ou obesidade, a mudança de estilo de vida é considerada fundamental para a resolução da doença, que está também associada a um maior risco de complicações cardiovasculares.
Sobre a Diagnoson a+
A Unidade Diagnoson a+, localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a + Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar. A unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que, além dos testes laboratoriais, inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Diagnoson a+, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica. Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br. Site Diagnoson a+: http://www.diagnosonamais.com.br
Sobre o Grupo Fleury
Com 98 anos, o Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, de atendimento e gestão. Com 13,5 mil funcionários e 3,9 mil médicos, detém as melhores práticas ESG e contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde. Com sede em São Paulo (SP), o Grupo Fleury está presente também em outros dez estados e no Distrito Federal, com mais de 300 Unidades de Atendimento. A companhia oferece uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia. Essas soluções refletem o posicionamento estratégico da empresa de ser um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina, físicas e digitais, em suas unidades de atendimento e operações B2B. Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br
0 Comentários