Reunir a família e os amigos para celebrar uma data ou um evento é algo maravilhoso e agradável. Pode ser um aniversário, festas de fim de ano, comemoração de bodas, do término da faculdade ou da promoção em um emprego. Às vezes, nem é preciso um motivo: o prazer de reunir quem gosta para dividir pratos saborosos já basta.
Contudo, na hora de preparar toda essa comida, quem vai cozinhar fica na dúvida: qual a quantidade correta de comida para fazer? Afinal, cozinhar para muitas pessoas é uma tarefa árdua e trabalhosa. A pessoa acaba recorrendo a tudo que tem direito, como panelas, travessas, liquidificador, batedeira 7 litros, mix, formas e o que mais for preciso para finalizar aquele prato delicioso.
Neste texto, tire suas dúvidas e conheça algumas dicas sobre como calcular a quantidade apropriada de comida para cada pessoa, garantindo que todos fiquem satisfeitos.
Como calcular a quantidade de comida para os convidados?
Ficar um pouco perdido sobre como cozinhar para muita gente é uma experiência comum para cozinheiros. Afinal, a fome é algo único e pessoal, sendo difícil de generalizar. Há quem come muito e sempre está disposto a se servir de mais, enquanto outros comem um pouquinho e já se sentem satisfeitos.
Para ajudar nesse cálculo, o primeiro passo é analisar o perfil dos seus convidados. Apesar das individualidades, é natural que os adultos comam mais do que as crianças e os idosos. Então, a quantidade de alimentos preparados vai depender de quantas pessoas de cada grupo estão entre os que serão servidos, com situações em que você não precisará utilizar sua batedeira.
Também é muito válido olhar a receita que você pretende preparar e ver quantas porções ou pessoas ela serve. Por exemplo, para preparar um bolo de chocolate que serve 10 porções, é preciso 500 g de cobertura de chocolate, entre outros ingredientes. Isso significa que são 50 g por pessoa. Caso você tenha mais convidados, é preciso repensar a quantidade necessária antes de misturar os ingredientes.
Mas se você quer se livrar de cálculos, existe também uma quantidade indicada por pessoa para alguns dos principais ingredientes utilizados nessas ocasiões. Antes de cozinhar o arroz, um acompanhamento apreciado em todo o Brasil, você pode calcular uma média de ½ xícara de chá de arroz cru para cada duas pessoas que forem comer.
O feijão também não pode faltar. O ideal é medir ½ xícara de chá de feijão (cru) por duas pessoas, sendo que se for para preparar uma feijoada, a medida deve ser a mesma. No caso do preparo de massas, você deve calcular 100 g de massa crua por pessoa caso prepare o prato principal com elas. Ou seja, um pacote de 500 g irá servir cinco pessoas, sendo que se deve utilizar 1 litro de água para cozinhar cada 100 g de massa.
E em relação às carnes? Pela média, cada indivíduo vai consumir de 100 a 120 g de proteína, além de 140 g dos mesmos cortes com osso e no preparo de cozidos. Já em relação à sobremesa, vai depender muito do que você quer fazer na sua batedeira, mas é normal que cada convidado se sirva de cerca de 100 g de sobremesa.
Batedeira e liquidificador
Para dar conta de tudo isso, nada como recorrer aos diversos utensílios da cozinha. Dois eletrodomésticos que prometem ajudar bastante na sua tarefa de preparar os alimentos são um liquidificador e uma batedeira. Você deve pensar que o liquidificador é útil para preparar apenas aqueles alimentos mais líquidos, como molhos, vitaminas, sucos, shake. Mas ele também é um item que desempenha papel importante no preparo de bolos, tortas, pudins, cremes e outras sobremesas, sendo um aparelho indispensável na cozinha.
O mesmo vale para a batedeira, que também ajuda a preparar pratos com mais rapidez e facilidade, sem abrir mão da gostosura dos alimentos. Várias receitas de bolos, como de banana, trufa e chocolate, além de cookies, muffins e até mesmo chocolate quente, precisam de uma batedeira de qualidade para dar conta do serviço.
0 Comentários